Topo

Desenho animado, Any Malu, faz sucesso no YouTube como vlogger adolescente

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/05/2016 06h00

Em apenas nove meses, a “desconhecida” Any Malu, 17 anos, conseguiu reunir 436 mil seguidores em seu canal do YouTube, totalizando mais de 8 milhões de visualizações. Os temas de seus vídeos abordam questões pessoais, brincadeiras e interação com outros vloggers famosos. Até aí, nada diferente dos milhares de novos canais que pipocam todo os dias na internet.

A única diferença é que Any Malu não é real. A personagem é uma criação do Combo Estúdios e se tornou o primeiro desenho animado youtuber do Brasil. “Os vloggers são um verdadeiro sucesso no país. Queríamos fazer uma animação para a internet e percebemos que só funcionaria se a personagem fosse igual a eles”, explicou Marcelo Pereira, 31, um dos sócios do estúdio.

O vídeo mais recente de Any Malu, "50 Tons de Rosa", publicado há duas semanas, já tem 460 mil visualizações e apresenta em cinco minutos as coisas que a personagem mais gosta de fazer em casa. Mas o vídeo é repleto de referências a outros youtubers, como Kéfera Buchmann, Christian Figueiredo e Castanhari. Alguns deles, inclusive, foram animados pelo estúdio e participaram de outros vídeos da Malu.

Marcelo revela que o público que assiste aos vídeos está na faixa dos 20 anos, mas são as crianças que mais interagem com a personagem por meio de comentários. “Nossa ideia desde o início foi a de fazer piadas que adultos e crianças se divertissem, como a Pixar faz em seus filmes”, diz.

O estúdio fica no Rio de Janeiro e ao todo dez pessoas trabalham na produção. A voz da personagem é feita pela dubladora Natali Pazete. Os vídeos têm periodicidade mensal porque, segundo Marcelo, dão muito trabalho para fazer e nenhum retorno financeiro.

“Estamos estudando formas de monetizá-lo, mas por enquanto o canal serve apenas como diversão”, explica. Já o roteiro segue uma dinâmica quase anárquica, com os profissionais envolvidos na animação dando opiniões e pitacos. “O objetivo é deixar o conteúdo ainda mais parecido com os dos vloggers da vida real”.

O próximo vídeo do canal será uma paródia de uma música pop, inspirado na paródia que Kéfera fez recentemente da música da Rihanna. “Ainda estamos explorando todo o potencial do YouTube. Quem sabe no futuro não faremos também uma versão da Any Malu fazendo gameplay?”.