Ao contrário do Oscar 2016, Tony tem doze atores negros entre os indicados
O Tony Awards 2016, maior premiação anual de teatro dos EUA, chamou atenção nesta terça-feira (3) ao divulgar seus indicados. Ao contrário da polêmica que aconteceu no Oscar deste ano, boa parte dos atores nomeados nesta edição do prêmio de teatro são negros. Das oito categorias de atuação, apenas duas não têm negros entre os indicados. Nas outras seis, 12 atores negros foram indicados, média de dois nomes por categoria.
Em fevereiro deste ano, a maior festa do cinema chegou a sofrer boicote de nomes como o diretor Spike Lee e do casal Jada Pinkett-Smith e Will Smith justamente por não ter negros entre os indicados nas principais categorias de atuação. Todos os atores e atrizes principais e coadjuvantes indicados ao Oscar 2016 eram brancos.
A lista de atores negros indicados ao Tony Awards deste ano é encabeçada por Leslie Odom Jr., uma das estrelas do musical "Hamilton", peça que bateu recorde ao receber 16 indicações. Ele disputa como melhor ator de musical e tem entre seus concorrentes o colega latino Lin-Manuel Miranda, que além de atuar no espetáculo é o responsável pelos diálogos, música e letras das canções.
Lupita Nyong'o, que já tem uma estatueta do Oscar por sua atuação no filme "12 Anos de Escravidão", também concorre como melhor atriz no Tony deste ano por seu trabalho na peça "Eclipsed". Voltando aos musicais, Cynthia Erivo é a representante negra entre as melhores atrizes, com grandes chances de premiação por seu papel em "The Color Purple", musical que estreou em dezembro.
A revista Variety prevê fortes chances de estatuetas para os atores negros Renée Elise Goldsberry e Daveed Diggs, de "Hamilton".
Completam a lista Sophie Okonedo (melhor atriz por "Arthur Miller's the Crucible"), Pascale Armand (melhor atriz coadjuvante por "Eclipsed"), Brandon Victor Dixon (melhor ator coadjuvante por "Shuffle Along"), Saycon Sangbloh (melhor atriz coadjuvante por "Eclipsed"), Christopher Jackson (melhor ator coadjuvante por "Hamilton"), Danielle Brooks (melhor atriz coadjuvante por "The Color Purple") e Adrienne Warren (melhor atriz coadjuvante por "Shuffle Along").
Os vencedores serão anunciados em 12 junho em uma cerimônia apresentada por James Corden.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.