Topo

Implantação de marca-passo em Luis Fernando Verissimo é bem-sucedida

18.fev.2016 - Luis Fernando Verissimo - Eduardo Anizelli/Folhapress
18.fev.2016 - Luis Fernando Verissimo Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/04/2016 15h30

A circurgia para implantação de um marca-passo definitivo no coração do escritor Luis Fernando Verissimo, 79, foi realizada com sucesso nesta sexta-feira (1º), segundo boletim médico divulgado no início da tarde.

Verissimo está internado desde o dia 25 no Hospital Pró-Cardíaco, no bairro de Botafogo, no Rio, para tratar um quadro de pneumonia e arritmia cardíaca.

Segundo o boletim médico divulgado nesta quinta-feira, a pneumonia foi controlada. Na quinta, o hospital informou que a arritmia também já havia apresentado melhora.

Ainda não há previsão de alta. Verissimo permanece internado na unidade coronariana do hospital e seu estado de saúde é estável.

No final de 2012, o escritor chegou a ficar 24 dias internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, vítima de uma infecção. Na ocasião, o escritor passou por sessões de hemodiálise e precisou da ajuda de aparelhos para respirar.

Biografia

Verissimo, que é filho do também escritor Érico Verissimo, nasceu em Porto Alegre (RS) em 26 de setembro de 1936. Cronista do cotidiano, o escritor tem mais de 60 títulos publicados e é colunista dos jornais "O Globo", "O Estado de S. Paulo" e "Zero Hora".

Ele publicou seu livro mais recente, a coletânea de crônicas "As Mentiras Que as Mulheres Contam" em outubro de 2015. O livro é a continuação de um dos maiores best-sellers do autor, "As Mentiras Que os Homens Contam", lançado em 2000.

O escritor é saxofonista desde a década de 1950 e tem uma banda, a Jazz 6, que é considerada "o menor sexteto do mundo" por contar apenas com cinco integrantes.

Entrevistado pelo UOL em julho do ano passado, Verissimo comentou a popularização da literatura estrangeira no Brasil, que faz com que a lista de obras mais vendidas no país esteja sempre dominada por títulos blockbusters.

"Existe um inegável colonialismo cultural que leva o público a acreditar que só o que vem de fora é bom. E, geralmente, os best-sellers aqui são best-sellers no mundo todo, já chegam aqui bem promovidos", disse.