Governo de SP assina convênio para reconstruir Museu da Língua Portuguesa
Atingido por um incêndio de grandes proporções em dezembro passado, o Museu da Língua Portuguesa será reerguido em breve. Assim prometeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na quinta-feira (21).
Na ocasião, o governador assinou convênio para restaurar a Estação da Luz e reconstruir o Museu da Língua Portuguesa. O acordo foi firmado como a organização social ID Brasil e a Fundação Roberto Marinho, responsável pela implantação original em 2006.
“Nós assinamos hoje um convênio com a Fundação Roberto Marinho que vai nos ajudar a liderar esse trabalho de reconstrução do Museu. Quero destacar que em tempo recorde, 30 dias, nós estamos com 90% da área liberada e, agora, com esse convênio conseguiremos realizar o trabalho o mais rápido possível”, esclareceu o governador, após o encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes.
A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com os ajustes necessários para atualização. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada em um datacenter e será aprimorada.
O convênio visa garantir celeridade dos esforços iniciais para a continuidade das obras de restauro. A reconstrução efetiva do Museu ainda não tem data certa para começar, mas a Secretaria de Cultura do Estado considera que as obras de restauros, necessárias para a próxima etapa, já iniciam o processo. Entre elas, a proteção das lajes para cobertura temporária do imóvel durante os trabalhos, protegendo-o contra infiltração de água de chuva.
Nos próximos dias, será entregue o laudo mais aprofundado indicando quais os impactos do incêndio à estrutura do edifício.
A reconstrução será possível graças à indenização do seguro, já que o edifício tinha apólice contra incêndio no valor total de R$ 45 milhões. A seguradora já vistoriou o local e está analisando o valor final do prêmio. Além disso, a Secretaria também articulará outros parceiros e patrocinadores que já demonstraram interesse em apoiar a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.
Enquanto a obra acontece, o Museu da Língua Portuguesa continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços. As exposições itinerantes continuam pelo interior do Estado.
Além disso, a mostra “Liberdade com Humor Sempre”, com uma série de charges e ilustrações sobre a liberdade de imprensa, está “em cartaz” no site da Museu.
5 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Lamentável esta situação de falta de estrutura em São Paulo para combater incêndios, faltam investimentos na corporação dos bombeiros, falta treinamento, equipamentos adequados, condições de segurança para combate ao fogo, e vem mais aumento de IPTU para serviços públicos de péssima qualidade em São Paulo.
Será que a Odebrecht ganhará a licitação e com sobrepreço? Qualquer licitação deveria ser alvo de investigação, deveria ser tudo mais transparante (valores, quem assinou etc)