Topo

Governo de SP assina convênio para reconstruir Museu da Língua Portuguesa

Do UOL, em São Paulo

22/01/2016 12h50

Atingido por um incêndio de grandes proporções em dezembro passado, o Museu da Língua Portuguesa será reerguido em breve.  Assim prometeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na quinta-feira (21).

Na ocasião, o governador assinou convênio para restaurar a Estação da Luz e reconstruir o Museu da Língua Portuguesa. O acordo foi firmado como a organização social ID Brasil e a Fundação Roberto Marinho, responsável pela implantação original em 2006.

“Nós assinamos hoje um convênio com a Fundação Roberto Marinho que vai nos ajudar a liderar esse trabalho de reconstrução do Museu. Quero destacar que em tempo recorde, 30 dias, nós estamos com 90% da área liberada e, agora, com esse convênio conseguiremos realizar o trabalho o mais rápido possível”, esclareceu o governador, após o encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes.

A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com os ajustes necessários para atualização. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada em um datacenter e será aprimorada.

O convênio visa garantir celeridade dos esforços iniciais para a continuidade das obras de restauro. A reconstrução efetiva do Museu ainda não tem data certa para começar, mas a Secretaria de Cultura do Estado considera que as obras de restauros, necessárias para a próxima etapa, já iniciam o processo. Entre elas, a proteção das lajes para cobertura temporária do imóvel durante os trabalhos, protegendo-o contra infiltração de água de chuva.

Nos próximos dias, será entregue o laudo mais aprofundado indicando quais os impactos do incêndio à estrutura do edifício. 

A reconstrução será possível graças à indenização do seguro, já que o edifício tinha apólice contra incêndio no valor total de R$ 45 milhões. A seguradora já vistoriou o local e está analisando o valor final do prêmio. Além disso, a Secretaria também articulará outros parceiros e patrocinadores que já demonstraram interesse em apoiar a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.

Enquanto a obra acontece, o Museu da Língua Portuguesa continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços. As exposições itinerantes continuam pelo interior do Estado.

Além disso, a mostra “Liberdade com Humor Sempre”, com uma série de charges e ilustrações sobre a liberdade de imprensa, está “em cartaz” no site da Museu.