Topo

Coletânea reúne receitas culinárias de escritores brasileiros em HQ

Ramon Vitral

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/09/2015 07h00

Será difícil encontrar nas seções de gastronomia das livrarias brasileiras, em 2015, uma publicação de receitas tão pouco usual quanto o "Guia Culinário do Falido" (Balão Editorial). Também não será muito fácil esbarrar com um quadrinho nacional com a mesma temática e abordagem do título: uma coletânea de sete histórias em preto e branco, protagonizadas pelos cinco autores da obra, com instruções para a preparação de pratos práticos e baratos. Disponível para compra na internet e nas lojas especializadas a partir de setembro, o álbum de 32 páginas dá ao leitor o passo a passo para a produção de criações díspares como um "brigadeiro monstro", um "yakimeshi surpresa" e uma coxinha inspirada no filme "Mad Max: Estrada da Fúria".

Quão sinceros foram os autores em relação às suas habilidades gastronômicas durante a realização do gibi? "Há muita honestidade na minha total incompetência na cozinha", revela a quadrinista Samanta Flôor ao UOL. Ela é responsável pelas instruções de dois pratos: um vegetariano com inspirações na culinária indiana, à base de vegetais e temperos, e um singelo bolo de caneca. Algumas receitas ilustradas publicadas por Samanta em sua série independente "Toscomics" deram origem à reunião dos artistas para a produção do "Guia". As demais receitas são assinadas por Leo Finocchi, Marília Bruno, Felipe 5Horas e Fernanda Chiella.

"Fazer quadrinho dá um trabalho do cão. Se você não puder fazer quadrinho sobre absolutamente qualquer coisa maluca que te passe pela cabeça, é no mínimo uma perda de tempo", explica Fernanda em relação ao tema da HQ. Apesar de pouco explorado no Brasil, gibis com temáticas gastronômicas não são novidade fora do país. A quadrinista norte-americana Lucy Knisley narrou em "Relish: My Life in The Kitchen" suas lembranças de infância a partir de receitas aprendidas com sua mãe. Lançado em 2013, o livro continua inédito no Brasil. O mangá "Gourmet" (Conrad), de Jiro Taniguchi e Masayuki Qusumi, também explora as lembranças despertadas por alimentos a partir das viagens de seu solitário protagonista por restaurantes do Japão.

Talvez o maior clássico recente do gênero é o francês "En Cuisine Avec Alain Passard" (Na Cozinha com Alain Passard, em tradução livre), de 2011. Também nunca publicado no Brasil, o álbum é um relato dos três anos que o quadrinista Christophe Blain passou acompanhando os trabalhos do chef Alain Passard, dono do restaurante L'Arpège em Paris, com três estrelas no Guia Michelin.

Já o chef, escritor e apresentador de programas gastronômicos Anthony Bourdain roteirizou sua própria HQ, "Get Jiro!". Publicada pela Vertigo, a HQ é ambientada em uma Los Angeles do futuro na qual chefs de cozinha governam a cidade como gângsters. Com livros assinados por chefs renomados --como Ferran Adrià, Andoni Luis Aduriz, René Redzepi e Alex Atala-- a editora Phaidon publicou "Chop, Sizzle, Wow: The Silver Spoon Comic Cookbook", com mais de 50 receitas ilustradas em formato de quadrinhos pelo artista brasileiro Adriano Rampazzo.

"Curto os trabalhos do Jiro Taniguchi e sou super fã do Christophe Blain, que é um dos meus autores franceses favoritos. Na verdade, eu achei que o 'Guia' teria uma cara parecida com 'En Cuisine', mas foi interessante ver como nosso trabalho acabou indo por caminhos tão distintos, lembrando 'Scott Pilgrim' e 'Get Jiro!'. É como se a HQ tivesse ganhado vida própria", conta Felipe 5Horas. Segundo Leo Finocchi, foi coincidência o fato dos cinco autores terem optado por pratos pouco saudáveis e distantes do mundo da alta gastronomia. "O combinado era fazer uma receita, a que você quisesse, não importa como ela terminasse. Não tinha nada de junk food nas regras."

"Quando combinamos que cada um desenharia poucas páginas, não dava muito para ser uma receita longa ou cansativa", explica Marília, responsável por quatro divertidas páginas sobre a produção de um hambúrguer artesanal. Ainda assim, ela não vê problema em revelar com bom humor os verdadeiros dotes do cinco autores das HQs em termos de cozinha: "Cozinhamos sonhos, esperanças, desejos. Cozinhamos nossas almas em amizade pura e sincera através de mensagens incríveis durante a madrugada no WhatsApp".