Topo

Autor de "O Testamento de Maria", Colm Tóibín é confirmado para a Flip 2015

O escritor irlandês Cólm Tóibín - Divulgação
O escritor irlandês Cólm Tóibín Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/03/2015 14h58

A organização da Flip confirmou nesta segunda (23) o presença do escritor irlandês Colm Tóibín na edição deste ano do evento, que acontece de 1 a 5 de julho em Paraty, no Rio de Janeiro.

O autor, que retorna ao evento após 11 anos, é conhecido por suas obras com mulheres fortes e que lida com questões familiares, políticas, literárias e religiosas. Seu livro "O Testamento de Maria" foi finalista do Man Booker Prize em 2013 e adaptado com Meryl Streep para a Broadway e como áudio-livro.

O escritor lança em junho no Brasil seu romance "Nora Webster", obra ambientada na Irlanda dos anos 1960 sobre uma mulher com quatro filhos que tenta reconstruir a vida após a morte de seu marido.

Homenagem

Conforme anunciado anteriormente, o poeta, escritor e crítico literário Mário de Andrade (1893-1945), figura central do movimento modernista brasileiro, será o homenageado da Flip 2015.

“A obra de Mário de Andrade reverbera de maneira ainda mais intensa numa cidade como Paraty, que ainda vive em seu dia a dia os dilemas culturais da modernização”, afirma o diretor-geral da Flip, Mauro Munhoz, em comunicado divulgado neste sexta (16). “O trabalho que estamos realizando no Museu do Território, mas também na Flip, deve muito a Mário de Andrade.”

Um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, o paulistano Mário de Andrade foi um dos pioneiros da poesia moderna no país. Seu livro mais célebre, "Paulicéia Desvairada" (1922) é considerado a base do modernismo brasileiro.

Em suas edições mais recentes, a Flip homenageou Millôr Fernandes (2014), Graciliano Ramos (2013), Carlos Drummond de Andrade (2012) e Oswald de Andrade (2011). A homenagem acontece no ano em que a morte de Andrade completa sete décadas.