PUBLICIDADE
Topo

Poeta Mário de Andrade será o homenageado da próxima edição da Flip

Do UOL, em São Paulo

16/01/2015 18h17

O poeta, escritor e crítico literário Mário de Andrade (1893-1945), figura central do movimento modernista brasileiro, será o homenageado da Flip 2015. A 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontece entre os dias 1° e 5 de julho.

“A obra de Mário de Andrade reverbera de maneira ainda mais intensa numa cidade como Paraty, que ainda vive em seu dia a dia os dilemas culturais da modernização”, afirma o diretor-geral da Flip, Mauro Munhoz, em comunicado divulgado neste sexta (16). “O trabalho que estamos realizando no Museu do Território, mas também na Flip, deve muito a Mário de Andrade.”

Segundo a nota, "a obra e a vida de Mário de Andrade ajudaram a moldar a cultura brasileira. Entre os frutos indiretos de sua atuação estão a preservação da cidade de Paraty e a própria Flip, que guarda muito de seu espírito irrequieto, festeiro e articulador".

Um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, o paulistano Mário de Andrade foi um dos pioneiros da poesia moderna no país. Seu livro mais célebre, "Paulicéia Desvairada" (1922) é considerado a base do modernismo brasileiro.

Integrante do chamado "Grupo dos Cinco", ao lado de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Menotti del Picchia e Oswald de Andrade, Mário ajudou a articular em São Paulo a Semana de Arte Moderna de 1922, evento que revolucionou a literatura e as artes visuais no Brasil.

Além de "Paulicéia Desvairada", suas obras incluem clássicos como "Macunaíma" (1928), "A Escrava que não É Isaura" (1925) e "Amar, Verbo Intransitivo" (1927).

Em suas edições mais recentes, a Flip homenageou Millôr Fernandes (2014), Graciliano Ramos (2013), Carlos Drummond de Andrade (2012) e Oswald de Andrade (2011). A homenagem acontece no ano em que a morte de Andrade completa sete décadas.