Topo

Artista exibe "action figures" articuladas feitas só de papel na Comic Con

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 18h00

Em eventos como a Comic Con Experience, que começou na quinta-feira (5) e vai até este domingo em São Paulo, é possível notar o grande apelo que bonequinhos de brinquedo podem ter entre gente grande e barbada. Filas de marmanjos babando por “action figures” detalhadas --com preços nada infantis, que podem ultrapassar R$ 1.000— se formam em diversos cantos da feira.

Mas eis que, em um estande isolado, longe das filas de fãs que buscam edições limitadas de bonecos do Batman, do Superman ou do Homem de Ferro, está um brasileiro que faz seus bonecos artesanalmente. E usando nada além de papel como matéria-prima.

E se engana quem acha que são bonecos simples, no estilo “avião de papel”. São figuras detalhadas, que incluem um dragão com "pelos" de papel minuciosamente cortado, além de cauda, asas e até mesmo dedos articulados.

"Eu mesmo me ensinei"

"Comecei a fazer essas peças quando eu tinha oito anos", contou ao UOL André L. Braga, mostrando um robô também articulado que se transforma em um avião caça. "Eu mesmo me ensinei a fazer, nunca vi ninguém fazer nada parecido nem dei nome para esse processo", diz o artista.

De acordo com Braga, o seu "transformer de papel" é uma das peças mais importantes que fez. "Eu tinha uma empresa de informática que fechou as portas e fiquei com um monte de cartão de visitas sobrando. Usei eles para criar o robô", conta.

Para a Comic Con, Braga disse que trouxe peças com a temática mais geek, como um Doctor Who que usa um cachecol "tecido" com papel e uma Estrela da Morte –estação espacial usada pelos vilões da saga “Star Wars”—que tem o tamanho de uma bola de basquete.

Engenheiro, André diz que não vende os bonecos, alguns ainda intactos apesar de terem sido feitos há  30 anos. "Eu não vendo nenhuma peça, não ganho dinheiro com isso. Faço só pelo prazer de mostrar para as pessoas", contou.