Ferreira Gullar toma posse na Academia Brasileira de Letras na sexta-feira
Eleito no dia 9 de outubro, Ferreira Gullar tomará posse na Cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL) na noite desta sexta-feira (5), em solenidade no Petit Trianon, no Rio de Janeiro
O poeta maranhense sucede o acadêmico, poeta e tradutor Ivan Junqueira, morto em julho.
A cerimônia contará com discursos do próprio Gullar e do poeta Antonio Carlos Secchin fará o discurso de recepção. Antes, Gullar discursará na tribuna. A espada será entregue por José Sarney, Eduardo Portella posicionará o colar e Ana Maria Machado entregará o diploma.
O fardão de Gullar, traje de gala que chega a custar R$ 70 mil, foi pago pelo governo do Maranhão, por iniciativa da governadora Roseana Sarney, que teria ligado para o poeta oferecendo-se para cobrir os custos.
Em entrevista ao UOL após a eleição, o poeta explicou por que demorou a se candidatar a uma vaga na ABL. "Eu não sou uma pessoa com cabeça institucional, sempre crio confusão nas instituições das quais eu me aproximo. Estava sendo arrogante de tanto dizer 'não'".
6 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Nada contra , só acho um tremendo absurdo , gastar 70 mil do contribuinte para satisfazer o égo de uma pessoa , enquanto milhares estão precisando de medicamento , e não tem nos posto de saúde .
púuutz !!! só agora esse reconhecimento ???? ....de qq forma PARABÉNS , FG !!!!