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"A Culpa É das Estrelas" fica em 1º e 2º no ranking da Amazon brasileira

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 13h17

“A Culpa É das Estrelas”, best-seller escrito por John Green que ganhou neste ano adaptação para o cinema com direção de Josh Boone, está em primeiro e segundo lugares –com edições diferentes-- no ranking de livros mais vendidos da loja brasileira da Amazon, que começou a vender livros em papel, e em português, nesta quinta-feira (21).

No primeiro lugar da lista, está a edição mais simples do livro, que custa R$ 17,90 e foi lançada pela editora Intrínseca em 10 de julho de 2012. A edição especial, a R$ 19,90, que tem a capa idêntica ao pôster do filme e foi lançada em 13 de maio deste ano, ocupa a segunda posição no ranking.

Em terceiro lugar, está “Se Eu Ficar”, de Gayle Forman, que também foi adaptado para o cinema recentemente.

Livros mais baratos

A Amazon brasileira já vendia livros digitais em português desde 2012. Com um catálogo de 150 mil títulos de 2.100 editoras, a loja agora oferece obras em papel a preços mais baixos que os praticados em livrarias.

Em promoção de lançamento sem data para terminar, o frete será grátis para as compras acima de R$ 69 no país todo. Na cidade de São Paulo, consumidores que adquirirem livros antes das 11h terão a opção de recebê-los no dia útil seguinte. Essa modalidade de entrega, mais rápida que a convencional, só estará disponível para algumas regiões da cidade.

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Capa da edição lançada em 2012 de "A Culpa É das Estrelas"
Imagem: Divulgação

"Decidimos abrir a loja de livros físicos porque já vendemos milhões de livros digitais no Brasil e temos experiência com o consumidor daqui", disse Alex Szapiro, diretor da Amazon no Brasil. O executivo afirma que uma das condições mais importantes para lançar a loja foi a inteligência do algoritmo da Amazon, que gera recomendações de compra para o cliente baseadas em suas buscas e navegações no site.

O site também inaugura no país uma ferramenta que permite a leitura do livro digital enquanto o livro físico não chega à casa do cliente, o Leia Enquanto Enviamos.

A Amazon chegou ao Brasil em dezembro de 2012, com um catálogo de 13 mil títulos de livros digitais em português. Hoje, são mais de 35 mil títulos. "O segmento de livros digitais deve terminar o ano com uma fatia de 4% a 5% do mercado de livros", diz Szapiro. "Ainda não é uma parcela muito representativa, mas há dois anos ela era praticamente inexistente."

Escritores criticam estratégia 

A empresa do americano Jeff Bezos é criticada pelo mercado editorial em alguns países por adotar uma estratégia feroz de descontos e promoções.

Na semana passada, mais de 900 escritores americanos assinaram uma carta, publicada no jornal "The New York Times", na qual afirmam que a Amazon boicota editoras que se recusam a diminuir as margens de lucro, atrasando entregas e retirando seus livros das posições de destaque no site.

Dias depois, mais de mil escritores alemães se manifestaram em carta aberta na internet, dizendo que editoras alemãs também estão sendo prejudicadas.