Topo

Tarantino diz que Django abandona amada por segurança dela em HQ com Zorro

Natália Engler

Do UOL, em San Diego (EUA)

27/07/2014 19h46

Quentin Tarantino veio à Comic-Con, não para apresentar um filme, mas sim um quadrinho: uma espécie de sequência de "Django Livre", em que o personagem encontra Zorro.

Quem teve a ideia para a HQ foi o escritor e desenhista Matt Wagner, criador das premiadas séries "Mage" e "Grendel", além de ter participado de séries da DC, como "Sandman Mystery Teatre" e "Green Arrow".

"Eu adorei a ideia. Eu não só adoro quadrinhos de faroeste, mas eu também adoro Zorro e todas as suas encarnações", contou Tarantino sobre quando recebeu um telefonema de seu produtor, Reginald Hudlin, com a ideia de juntar Django e Zorro, antes ainda de "Django Livre" estrear nos cinemas.

"Achei incrível a ideia de pegar o herói mexicano de faroeste mais famoso e colocá-lo junto com o novo herói negro de faroeste para lutarem juntos", completou.

Tarantino afirmou que a ideia era fazer uma história de Zorro, com participação de Django, e contou que foi fácil juntar os dois universos. "Os dois lutam contra a opressão, mas o estilo de Django é mais pessoal e mais mortal".

Como a história de Django se passa em 1858, e as histórias de Zorro nos quadrinhos da editora Dynamite se passam num período anterior, foi preciso fazer adaptações na história.

"Por causa da diferença em épocas, achei que teríamos que ter um novo Zorro", contou Matt Wagner. "Quentin rejeitou de cara. Me disse que queria que Zorro fosse velho, que fosse o mesmo Zorro. Depois de anos sendo Dom Diego de la Vega, ele se tornou Dom Diego, é meio fresco, detalhista, preza muito a hora do chá, mas ele ainda põe a máscara e a capa e arrebenta".

Se Django ganha um nova aliado nos quadrinhos, por outro lado ele perde sua amada. "Uma coisa que podemos contar é que Django não está com Broomhilda, ele teve que abandona-la pela segurança dela. Mas ela está na Filadélfia, trabalhando com abolicionistas, participando de eventos contando sua história para levantar fundos para a causa. E Django continua sendo um caçador de recompensas".

Um personagem que pode fazer uma aparição no quadrinho, apesar de ter morrido no filme, é o Dr. Schultz, interpretado por Christioher Waltz. "Não ficaria surpreso se Dr. Schulz fizer uma aparição em uma espécie de flashback", revelou Tarantino.

Quem também se empolgou com a história foi Jamie Foxx, interprete de Django no cinema. Tarantino conta a reação do ator quando soube da HQ: "Ele me disse: 'podemos fazer um filme disso? Estou dentro! Vamos chamar Antonio e fazer um filme!'".

Sobre o vilão da HQ, Tarantino e Wagner contaram que será inspirado na história real de um homem que tentou separar o Arizona dos Estados Unidos.

Tarantino contou também que tinha vontade de fazer toda uma série de quadrinhos com aventuras de Django, mas que isso não vai acontecer. "Eu não conseguiria me desapegar e deixar outra pessoa fazer".

Ainda assim, o cineasta se mostrou muito empolgado com a empreitada. "Se pegássemos o material que temos até agora e transformasse em uma série de TV, seria a melhor série de TV de todos os tempos".

A HQ será publicada em novembro.