Topo

Primeiro dia de Comic-Con já tem filas e prévia de "Flash" e "Constantine"

Natalia Engler e James Cimino

Do UOL, em San Diego (EUA)

24/07/2014 02h43

A San Diego Comic-Con mal começou, mas os fãs já estão dando mostras das paixões que os trouxeram até aqui. O primeiro painel do Hall H --principal espaço do evento, com capacidade para mais de 6.000 pessoas--, acontece só na manhã desta quinta-feira (24), mas o público já começava a formar uma fila do lado de fora desde quarta cedo.

As primeiras da fila eram as irmãs Alice, 15, e Sandra, 18, que vieram de Tijuana, cidade fronteiriça no México. Desde o último sábado elas vêem a San Diego para checar se a fila já começava a se formar, e estão no local desde as 7h desta quarta.

Alice conta o motivo de tanto empenho: “para ver Benedict Cumberbatch”. O ator da badalada série "Shelock" dá voz a um personagem da animação “Os Penguins de Madagascar”, da Dreamworks. Alice diz que espera poder ficar perto do ídolo, mas não sabe o que diria a ele se conseguisse se aproximar. “Não sei, acho que ficaria muda”.

Séries
Do lado de dentro do centro de convenções, o público que tinha acesso à prévia desta quarta também já começava a se organizar para conferir os produtos à venda na área de estandes e para assistir a pilotos de novas séries da Warner, único evento desta noite.

Quem conseguiu um lugar pôde ter um gostinho de como serão “The Flash” e “Constantine”, ambas baseadas em personagens da DC Comics.

Misturando ciência à moda de “Agents of S.H.I.E.L.D.” e drama à la “Smalville”, o primeiro episódio de “The Flash” mostra como o assistente da polícia científica Barry Allen (Grant Gustin) se torna o Flash quando é atingido por um raio, criado por um acidente em um acelerador de partículas. Ao lado de uma equipe de cientistas, ele decide se tornar um “vigilante” e começa a testar seus poderes depois de acordar de um coma de nove meses.

Há espaço também para uma participação especial do Arqueiro e para drama familiar (o pai acusado injustamente do assassinato da mãe quando Barry era garoto) e problemas românticos (a garota por quem Barry é apaixonado o vê como um irmão). A série estreia em outubros nos EUA.

Já no lado mais sombrio dos personagens de HQ –e voltado para um público mais adulto--, o exorcista Constantine (Matt Ryan) é mostrado no primeiro episódio da série tentando se afastar de suas atividades como caçador  de demônios ao se internar voluntariamente em uma instituição psiquiátrica. Mas ele tem que voltar à ativa quando um ser maligno começa a caçar a filha de um antigo amigo, que vai herdar do pai o dom de ver seres de outro mundo.

Diferentemente de sua encarnação nos cinemas com Keanu Reeves, para a nova série, Constantine ganhou o sotaque britânico e senso de humor sarcástico que o personagem tem nas HQs. A série também estreia nos EUA em outubro.

Batman e Funko

Enquanto fãs formavam filas para saber as novidades da TV e do cinema, ávidos consumidores esperavam ansioso para entrar no salão dos expositores para deixar algumas centenas de dólares em estandes de brinquedos colecionáveis e também para ver de perto uma exposição comemorativa de 75 anos do herói Batman.

Nela era possível ver, por meio de fantasias, uniformes e outros objetos, a cronologia da série de filmes que se iniciou em 1989 com Michael Keaton.

Também estava exposta em primeira mão a capa e a máscara que serão usadas por Ben Affleck no próximo filme, a ser lançado em 2016, além dos figurinos de vilões imortalizados por Michelle Pfeiffer (Mulher Gato em "Batman: o Retorno") e Heath Ledger (Coringa em "Batman, o Cavaleiro das Trevas").

Na parte de consumo, o destaque foram os bonecos Funko, que imitam personagens consagrados do cinema, TV e quadrinhos em uma caricatura cabeçuda e fofa.

Em um dos estandes dedicados a esse brinquedos, filas e controle de entrada de consumidores para evitar tumultos e para permitir que os expositores repusessem o material, que rapidamente se esgotava.