Topo

Centro cultural perde parte de réplicas de esculturas clássicas em incêndio

Do UOL, em São Paulo

04/02/2014 08h33

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Centro Cultural do Liceu de Artes de Ofícios de São Paulo, no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista,  na madrugada desta terça-feira (4). Parte do acervo que incluía réplicas em escala natural de esculturas clássicas foi perdida. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.

As chamas começaram por volta da 1h e foram enviadas 21 viaturas.No início desta manhã, o fogo já estava controlado e os homens do Corpo de Bombeiros faziam o trabalho de rescaldo. As causas do incêndio estão sendo investigadas.

O galpão, onde ficava o museu e as réplicas de obras de arte, foi o local mais atingido. O fogo chegou a destruir 2,5 mil metros quadrados do local, onde estavam esculturas, quadros, mesas e cadeiras. Segundo a Defesa Civil da subprefeitura da Sé, apenas o subsolo do museu, onde abrigava algumas obras, não foi completamente atingido.

De acordo com a assessoria da subprefeitura, como o fogo danificou telhas, piso e parte da iluminação, a estrutura do prédio ficou comprometida. Ainda não há informações se o local tinha auto de vistoria e estava regularizado. A questão está sendo levantada pela Secretária Municipal de Licenciamento da cidade.

A Polícia Civil informou que a perícia, que pode acontecer ainda hoje, deve dar um panorama geral das perdas. O Centro Cultural funcionava num prédio anexo à escola Liceu. O estabelecimento publicou um comunicado no seu site informando que o prédio da escola não foi atingindo. Porém, as aulas estarão suspensas nesta terça-feira. O funcionamento da escola deve voltar à normalidade apenas na sexta-feira (7).

Criado em 1873 por um grupo de aristocratas pertencentes à elite cafeeira do Brasil, o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo  se transformou em referência na formação de artesãos e trabalhadores para oficinas.

A escola se tornou também o principal divulgador e realizador de obras em estilo Art nouveau da cidade. Foram moldados lá o Monumento a Duque de Caxias e o Monumento às Bandeiras, ambos marcos da capital. O centro cultural foi fundado na década de 80 para mostrar a tradição do Liceu na arte.

Memorial teve obras atingidas

Recentemente, outro tradicional ponto cultural na cidade sofreu um incêndio. O Cerca de 90% do interior do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, foi destruído pelo fogo em novembro, entre as obras, a tapeçaria de Tomie Ohtake que enfeitava a lateral do auditório.

O incêndio quebrou vidraças, derreteu metais e provocou rachaduras nas paredes. O balanço final dos bombeiros foi de 25 feridos - todos bombeiros que trabalhavam no combate às chamas.


Veja o comunicado oficial do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo:

"Informamos que o Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo foi atingido por um incêndio na madrugada desta terça-feira (4). Devido ao ágil trabalho do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas e o Colégio Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, que fica ao lado do Centro Cultural, não foi atingido, já que são instalações independentes.

No entanto, as aulas ficarão suspensas de hoje até sexta-feira para garantir as boas condições de trabalho para as equipes de perícia, limpeza e certificação de segurança pelas autoridades públicas.

O Centro Cultural estava fechado para o público e a Instituição aguardará o laudo do Corpo de Bombeiros para tomar as devidas providências".


* Com informações da Agência Brasil