Topo

Após 89 anos, obra nazista escrita por Hitler se torna best-seller na web

Uma das edições de "Mein Kampf" - Divulgação
Uma das edições de "Mein Kampf" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/01/2014 12h41

Publicado em 1925 e conhecido como a “bíblia nazista”, o livro “Minha Luta” (no original: "Mein Kampf"), escrito pelo ditador Adolf Hitler, se tornou um recente best-seller. Edições digitais da obra foram baixadas mais de 100 mil vezes na internet.

De acordo com artigo publicado pelo jornal britânico “The Guardian”, a popularidade inesperada da autobiografia do ditador, que se tornou um guia ideológico para as crueldades do regime nazista, deve-se à privacidade que o leitor de hoje encontra ao baixar obras em iPads iPads, Kindles e outros tablets.

Segundo o site “Vocativ”, foram encontradas doze versões de “Minha Luta” em pdf, inclusive em versões em português. Versões pagas também podem ser localizadas com facilidade. No site da gigante Amazon, por exemplo, uma versão do livro custa US$ 0,99 (cerca de R$ 2,50) e está em 1° lugar entre os mais vendidos na categoria Propaganda & Psicologia Política.

"As vendas estão ótimas", afirmou o publisher Michael Ford, da Elite Minds, selo que edita a obra, ao “Vocativ”. Ele, contudo, reconhece o "dilema moral" de promover um livro que pode ser "usado de maneira errada".

"Eu não promovi excessivamente o livro. Decidi, na maior parte, deixá-lo se espalhar entre os leitores que têm um verdadeiro e natural interesse histórico e acadêmico", afirmou Ford.