Entretenimento

Após leilão, três histórias inéditas de J.D. Salinger vazam na internet

AFP/Arquivo
O escritor J. D. Salinger, autor de "O Apanhador no Campo de Centeio", em 1988, aos 69 anos. Imagem: AFP/Arquivo

Do UOL, em São Paulo*

28/11/2013 12h48

Três contos nunca publicados do escritor J.D. Salinger, morto em 2010, vazaram na internet nesta semana após aparecerem em um leilão no site “eBay”. O leilão, que terminou no dia 23 de setembro, alertava que o suposto livro “Three Stories” continha três histórias inéditas: “Untitled or Paula” (1941), “Birthday Boy” (1946) e “The Ocean Full of Bowling Balls” (sem data).

O livro  foi publicado por um usuário em uma comunidade de troca de arquivos de acesso restrito. Em conversa com o site “Buzzfeed”, Kenneth Slawenski, um estudioso da vida de Salinger, confirmou a autenticidade dos textos. 

  • Reprodução do livro "Three Stories", vendido em leilão

Uma das histórias vazadas, “The Ocean Full of Bowling Balls”, traz uma ligação com o seu romance mais famoso, “O Apanhador no Campo de Centeio”. Um dos personagens do conto é Kenneth Caulfield, também conhecido como Allie, irmão do protagonista do célebre livro, Holden Caulfield. Esse conto, no entanto, não é inédito e foi doado por Salinger à biblioteca da Universidade de Princeton. O recluso escritor apenas pediu uma condição: que o conto fosse publicado apenas 50 anos depois de sua morte – o que aconteceria apenas em 2060.

De acordo com relato de David Ulin, do jornal “LA Times”, alguns desses textos não chegam a ser obras-primas: “Tal como grande parte do trabalho inicial de Salinger, ["Birthday Boy" e "Paula"] são coisa de aprendiz, e no caso de “Paula”, nem mesmo é um rascunho apresentável”.

Enquanto isso, a família do escritor estaria programando para publicar algumas obras inéditas do autor em 2015 e nos anos seguintes. 

Em agosto deste ano, Shane Salerno, biógrafo de Salinger e diretor de um documentário sobre o autor, assegurou que cinco obras inéditas do escritor americano seriam publicadas a partir de 2015.

O jornal "The New York Times" informou nesta quinta (28) que Salerno soube por duas fontes ligadas a Salinger, "independentes e separadas", que o escritor confiou aos responsáveis de sua herança a publicação de pelo menos cinco livros, alguns totalmente inéditos e outros extensões de obras anteriores, a partir de 2015.

O filho do autor, Matt Salinger, se recusou a falar sobre esses possíveis planos ao ser consultado pelo jornal.

Trajetória

Salinger morreu em 2010, aos 91 anos, depois de ter ficado recluso quase meio século. Por isso, a divulgação de novas narrações poderia mudar de forma importante o estudo sobre o conjunto de sua obra. Sua última publicação foi em 1965, quando o relato "Hapworth 16, 1924" apareceu na revista "The New Yorker".

De acordo com o "The New York Times", entre as obras de Salinger que podem ser publicadas está uma coleção que se chamaria "The Family Glass" e acrescentaria cinco novas histórias a um conjunto de narrações anteriores sobre a família Glass, que aparecem em "Franny and Zooey" (1961).

Outra coleção incluiria versões retocadas de uma obra conhecida, mas ainda não publicada, "The Last and Best of the Peter Pans" (1942), na qual aparece a família Caulfield, da qual um dos membros, Holden, protagoniza "O Apanhador no Campo de Centeio" (1951), obra que deu fama a Salinger.

Foi exatamente o enorme sucesso de tal livro que gerou no autor uma aversão à exposição pública. O fato fez com que ele se mudasse para uma pequena casa na cidade de Cornish (New Hampshire) em 1953, onde viveu até o fim da vida.

* Com informações da agência EFE.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo