PUBLICIDADE
Topo

Estado de saúde de Suassuna é estável, diz boletim; escritor segue na UTI

O escritor Ariano Suassuna - Alexandre Nóbrega
O escritor Ariano Suassuna Imagem: Alexandre Nóbrega

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 16h40

O quadro de saúde do escritor paraibano Ariano Suassuna continua estável, de acordo com boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (30) pelo Ral Hospital Português, em Recife (PE). O escritor está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.

De acordo com o comunicado, Suassuna não teve "novos episódios de mal estar ou queixas novas, mantendo boa frequência cardíaca e pressão arterial". Ainda segundo o boletim, o escritor respira espontaneamente e vai realizar novos exames. Não há previsão de saída da UTI.

Suassuna voltou a ser atendido no setor de emergências do hospital nesta quinta (29), após sentir-se mal. A equipe que atende o escritor, que atua como secretário de assessoria ao governador pernambucano Eduardo Campos, é liderada pelo médico Sérgio Montenegro.

Infarto
Suassuna foi internado no dia 21 de agosto depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Atendido novamente Real Hospital Português, o escritor recebeu alta no início da tarde do dia 27 do mesmo mês.

Segundo boletins médicos divulgados à época, o quadro de saúde do dramaturgo evoluiu bem após o susto e o tratamento deveria continuar em domicílio. O período de repouso recomendado era de 40 dias.

Histórico
Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, mas mudou-se para Recife em 1942. Formado em Direito e em Filosofia, publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestido de Sol", aos 20 anos.

Fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial, exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes. Entre suas principais obras estão as peças teatrais "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca".