Topo

Escritor Ariano Suassuna volta a hospital em Pernambuco

Ariano Suassuna e Narciza Tamborindeguy estarão na 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto - Divulgação/UOL
Ariano Suassuna e Narciza Tamborindeguy estarão na 12ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto Imagem: Divulgação/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 15h44Atualizada em 29/08/2013 17h27

O escritor paraibano Ariano Suassuna voltou a ser atendido no Real Hospital Português, em Recife, segundo informações da assessoria pessoal do imortal da Academia Brasileira de Letras divulgadas nesta quinta-feira (29).

De acordo com o boletim médico divulgado nesta tarde, o dramaturgo encontra-se bem, mas, por recomendação médica, ficará internado na Unidade Coronária para observação com visitas proibidas. Suassuna ainda não tem previsão de alta.

Suassuna foi atendido no setor de emergências, estava consciente e falava com os médicos. A equipe que atende o escritor, que atua como secretário de assessoria ao governador pernambucano Eduardo Campos, é liderada pelo médico Sérgio Montenegro.

Infarto
Suassuna foi internado no dia 21 de agosto depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Atendido novamente Real Hospital Português, o escritor recebeu alta no início da tarde do dia 27 do mesmo mês.

Segundo boletins médicos divulgados à época, o quadro de saúde do dramaturgo evoluiu bem após o susto e o tratamento deveria continuar em domicílio. O período de repouso recomendado era de 40 dias.

Histórico
Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, na cidade da Paraíba, atual João Pessoa, mas mudou-se para Recife em 1942. Formado em Direito e em Filosofia, publicou sua primeira peça teatral, "Uma Mulher Vestido de Sol", aos 20 anos.

Fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial, exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes. Entre suas principais obras estão as peças teatrais "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca".