Com brasileiros, conferência reúne sucessos do YouTube nos EUA
Estrelas da chamada "nova mídia" se reúnem a partir desta quinta-feira (1º) na Vidcon, uma conferência especializada que ocorre em Anaheim, no estado americano da Califórnia. Entre elas, adolescentes que começaram publicando vídeos despretensiosos na internet e hoje reúnem uma legião de fãs e são tão assediados como astros de cinema.
Não é à toa que a Vidcon acontece na região de Los Angeles, capital mundial do entretenimento. Os planos do YouTube em contestar a hegemonia de Hollywood no que diz respeito às preferências da nova geração não são sutis. Há pouco mais de um ano, o site de vídeos inaugurou em Los Angeles um estúdio tão grandioso como os centenários da velha mídia, inteiramente dedicado a fornecer estrutura e treinamento para uma nova geração de criadores que até então só contava com webcams em seus quartos para produzir os seus vídeos.
A expectativa dos organizadores da Vidcon é receber mais de 10 mil visitantes, a maioria fãs. Mas já há também uma grande mobilização de empresas e profissionais que começam a constituir uma indústria em torno destes novos fenômenos do entretenimento.
O Brasil começou a experimentar isso há menos de um ano, com o surgimento do fenômeno da "Porta dos Fundos", mas a nossa realidade ainda é incipiente diante dos números movimentados nos Estados Unidos.
Enquanto o grupo de humor brasileiro reúne 4,6 milhões de assinantes e pouco menos de 400 milhões de visualizações em seus 111 vídeos publicados, a dupla Smosh (www.youtube.com/smosh), apenas uma das dezenas de estrelas convidadas pela Vidcon, já reúne mais de 11 milhões de assinantes e 2,5 bilhões de visualizações em seus 305 vídeos. E isso apenas em seu canal principal. Já existem outras franquias de canais da dupla, como por exemplo um dedicado apenas a games (2 milhões de assinantes) e outro recém criado com vídeos em espanhol (meio milhão de assinantes).
Até sábado criadores, indústria e fans irão debater e celebrar esta nova forma de produzir e consumir conteúdo, ainda pouco notada pela velha mídia, mas já bem relevante nos hábitos de uma geração que não tem mais na TV as suas maiores referências culturais.
Canal brasileiro é mostrado como exemplo
"Hollywood agora é em qualquer lugar". Com essa frase George Strompolos, co-fundador da Fullscreen, uma das maiores redes de canais de YouTube do mundo, abriu a sua palestra no primeiro dia da Vidcon. A Fullscreen gerencia 15 mil canais que, em conjunto, são responsáveis por mais de 2,5 bilhões de visualizações por mês.
Para mostrar como a energia criativa de entretenimento não está mais centralizada na mão de poucas empresas em Hollywood, o brasileiro Programa Galo Frito, com 3,5 milhões de assinantes e 340 milhões de visualizações em 172 videos foi mostrado para os presentes na Vidcon como um dos grandes exemplos de criadores associados a Fullscreen em lugares "improváveis" como o Brasil.
George mostrou que o alcance destes novos produtores desconstroem o que entendemos como "sucesso de audiência". Enquanto a premiação anual do Oscar é assistida por 40 milhões de pessoas ao redor do mundo, vídeos como o "How animals eat their food" alcançam 60 milhões de espectadores em uma semana.
Mesmo que alguns considerem o conteúdo de YouTube mais "raso", não há uma marca que possa negligenciar como o canal MisterEpicMann, criador do vídeo e também associado a Fullscreen chegou a quase 3 milhões de assinantes com a ajuda deste vídeo de sucesso.
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