Topo

Na Comic-Con 2013, protagonista de "Daytripper" é comparado a classe média que protesta no Brasil

HQ de Gabriel Bá e Fábio Moon, "Daytripper"  - Divulgação
HQ de Gabriel Bá e Fábio Moon, "Daytripper" Imagem: Divulgação

Natalia Engler

Do UOL, em San Diego

18/07/2013 15h52

Os protestos que têm tomado o Brasil foram lembrados em um painel na manhã desta quinta-feira (18), durante a Comic-Con 2013, em San Diego (EUA). Na mesa "Quadrinhos e o Passado Violento", o professor Sam Cannon, da Universidade do Texas em Austin, analisou a graphic novel "Daytripper", dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá.

Cannon, que estudou a representação da identidade brasileira no livro de Moon e Bá, afirmou que os recentes protestos explicitam os conflitos da classe média que ele enxerga em "Daytripper", graphic novel lançada no mercado internacional pelo selo Vertigo, da DC Comics.

Falando sobre como a obra representa o lugar da classe média na sociedade brasileira, o professor apontou que os protestos violentos que têm ocorrido no último mês demonstram o mesmo tipo de desencantamento e de sonhos não realizados dessa camada da sociedade que são mostrados pelo protagonista de "Daytripper". "São aqueles que foram incluídos, mas de forma exclusiva", disse. "Eles estão de luto pela modernidade não alcançada".

Lançada em 2010, a graphic novel "Daytripper"  acompanha os dias de Brás de Oliva Domingos, um escritor de obituários que sonha em se tornar um autor de sucesso. A obra ganhou em 2011 um prêmio Eisner, o Oscar dos quadrinhos.

O painel "Quadrinhos e o Passado Violento" também abordou o florescimento das graphic novels no Líbano depois da guerra civil e a relação dos quadrinhos da Sociedade da Justiça com a Segunda Guerra Mundial.