Topo

Livro policial de pseudônimo de J.K. Rowling foi descoberto por software

Autora  J. K. Rowling, criadora de Harry Potter - Divulgação
Autora J. K. Rowling, criadora de Harry Potter Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/07/2013 15h35

Após o sucesso estrondoso da saga do bruxo Harry Potter, e do burburinho criado em cima de seu último romance “Morte Súbita”, a escritora J.K. Rowling decidiu publicar uma história “sem exageros ou expectativa" com um pseudônimo.

Nessa semana, para surpresa geral, seu romance secreto foi descoberto por um software de computador, graças a um repórter do jornal “Sunday Times” que, segundo o site de tecnologia “Digital Trends”, desconfiou da verdadeira identidade daquele autor novo, Robert Galbraith, com um livro chamado “The Cuckoo's calling”.

O repórter recorreu ao professor Peter Millican, da Universidade de Oxford, criador de um software chamado “Signature” (Assinatura, em português), capaz de analisar estilos e o uso de palavras de um texto Peter e o repórter utilizaram textos de “The Cuckoo's Calling”, “Harry Potter e as Relíquias da Morte” e “Morte Súbita” para fazerem a comparação no programa.

"Eu desenvolvi algum software chamado ‘Signature’ alguns anos atrás, que oferece vários testes estatísticos", afirmou Millican à BBC Radio 5 na segunda-feira (15). "O programa verifica vários pontos, como o tamanho das palavras, o tamanho das frases, dos números, os padrões de pontuação, e pode procurar por palavras que são particularmente frequentes, ou palavras que são distintas de determinados autores”.

Por conta disso, outros seis livros, de autores como Ruth Rendell e PD James, foram utilizados no comparativo.

"Não é o tipo de coisa que você pode fazer sem software, porque se você só olhar para os gráficos de, por exemplo, tamanhos de palavra, você não vê nada muito óbvio. Mas se você fizer estes testes estatísticos poderosos em cima desse resultado, ele pode revelar coisas que estão muito longe de ser óbvias", afirmou o professor.

Millican disse que compilou uma lista das palavras mais usadas em cada um dos livros de Rowling antes de eliminar expressões específicas (como algumas no livro de Harry Potter). O resultado rendeu 317 palavras "neutras" e mostrou que “The Cuckoo’s Calling” tinha mais similaridade com “Morte Súbita” e um pouco menos com o "Relíquias da Morte".

Com a informação, ligou ao jornal e a matéria saiu no dia segunda-feira (15). Horas depois, “The Cuckoo’s Calling” estava no topo dos mais vendidos da Amazon no Reino Unido.

Para J.K. Rowling sobrou apenas a confissão, em seu site oficial. "Eu esperava manter este segredo um pouco mais, porque ser Robert Galbraith foi uma experiência libertadora", disse ela.