Topo

Programação paralela da Flip terá Ruy Castro e Lobão

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 13h01Atualizada em 21/06/2013 17h32

A Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que acontece na cidade fluminense do dia 3 a 7 de julho, divulgou a programação paralela ao evento. Chamado de FlipMais, os eventos com curadoria de Miguel Conde se concentram na Casa da Cultura entre os dias 4 e 5 de julho e trará debates com o biógrafo Ruy Castro e o cantor Lobão.

Um debate sobre a construção de políticas públicas de incentivo à leitura está marcado para o dia 4 e terá a participação do presidente da Fundação Biblioteca NacionalRenato Lessa, de José Castilho Marques Neto, secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura e dos deputados Fátima Bezerra e José Stédile. Inicialmente, a ministra Marta Suplicy participaria do debate no lugar de Lessa, mas ela cancelou sua participação na tarde desta sexta.

No mesmo dia, o jornalista e escritor Ruy Castro, autor das biografias de Carmen Miranda e Garrincha, conversa com o jornalista Paulo Werneck sobre a experiência em escrever sobre sua própria vida.

No dia 5, Lobão, que lançou recentemente o polêmico livro “Manifesto do Nada na Terra do Nunca” conversa sobre rock, MPB e cultura popular com o crítico André Barcinski.

A programação também oferece aos leitores uma segunda oportunidade para ver alguns autores da programação principal, além de debates sobre mercado editorial e educação.

Vencedora do Man Booker Prize deste ano, a escritora Lydia Davis e o crítico brasileiro Samuel Titan Jr. irão, no dia 5, trocar opiniões sobre o desafio de traduzir as obras do francês Gustave Flaubert.

Eduardo Sacheri, roteirista de “O Segredo dos seus Olhos”, filme argentino ganhador do Oscar, vai abordar, no dia 6, a relação entre a escrita e a imagem em movimento.

Cinema e Música
O “Noites de Cinema”, que retoma à programação neste ano, vai exibir no dia 4 o filme “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos, baseado na obra de Graciliano Ramos, escritor homenageado nesta edição da Flip.

Na música, o espetáculo “Vinicius 100: Palavra e Música” reúne Zé Miguel Wisnik, Paula Morelenbaume, Arthur Nestrovski e a vasta obra do poeta no dia 5. Além de canções, a carreira de Vinicius será revisitada por histórias e leitura de poemas do compositor. 

Os ingressos para os eventos da FlipMais podem ser comprados na Casa da Cultura em Parati ou no site Ingresso Rápido, por R$ 12. O espetáculo “Vinicius 100: Palavra e Música” será vendido antecipadamente, através do site, a partir do dia 24 de junho.
 

4 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Maurojulio

Parabéns Lobão, liberdade antes de tudo.

Maurojulio

Parabéns Lobão, liberdade antes de tudo. Não ao pensamento único com sempre quis os totalitários.

publicidade