Topo

Organização diz que vai ressarcir Art Spiegelman por furto de notebook em congresso

O quadrinista norte-americano Art Spiegelman, durante palestra realizada no teatro da PUC, em São Paulo. Após furto de seu notebook, ele fez a palestra usando computador emprestado - Divulgação
O quadrinista norte-americano Art Spiegelman, durante palestra realizada no teatro da PUC, em São Paulo. Após furto de seu notebook, ele fez a palestra usando computador emprestado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/05/2012 13h43

Os organizadores do 4º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural informaram nesta terça-feira (29) que irão ressarcir o quadrinista Art Spiegelman pelo furto de seu computador pessoal ocorrido minutos antes de sua palestra no evento, na noite de segunda. Um boletim de ocorrência foi registrado no 23º Distrito Policial de São Paulo para comunicar o incidente. Segundo o delegado titular Marco Aurélio, imagens estão sendo analisadas na tentativa de identificar um suspeito. 

Por meio de nota enviada à imprensa, Daysi Bregantini, diretora da revista "Cult", que promove o congresso, afirmou que "sente-se consternada" e que tomou "as medidas legais" para apurar o caso. "Nada, porém, diminui a gravidade do ocorrido, razão de grande constrangimento por parte de todos os profissionais envolvidos com a realização do congresso," completa a nota.

Destaque do primeiro dia do evento, a palestra de Spiegelman sofreu atraso de cerca de meia hora depois que o quadrinista norte-americano subiu ao palco e percebeu que o notebook que havia deixado sobre a mesa minutos antes da apresentação desaparecera. Testemunhas informaram que um "homem de camisa azul" subira pouco antes ao palco para pedir aos presentes que não tirassem fotos. Membros da organização do congresso vestiam camisetas pretas, como parte do uniforme de trabalho.

Graças a um pen drive que tinha no bolso com todo o conteúdo da palestra, o autor da premiada HQ "Maus" conseguiu realizar a apresentação usando um computador emprestado pelos organizadores do evento.

"Eu deveria estar bem preparado para lidar com isso. Escrevi muitos quadrinhos policiais no início da carreira. Mesmo sabendo que o crime não compensa, descobri que isso pode não ser verdade em São Paulo já que alguém acabou de sair daqui com meu computador e meu documento de identidade", disse Spiegelman logo na abertura de sua palestra. "Obrigado pela paciência. E por pagarem tanto pelo ingresso. Vocês foram roubados também", completou, quebrando o gelo e arrancando gargalhadas do público.

Ao final da apresentação, em que repassou a história das histórias em quadrinhos em pouco mais de uma hora, Spiegelman voltou a lamentar a perda do notebook. "Vou levar um ano para recuperar tudo o que tinha ali."

Até a próxima quinta-feira, o 4º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural tem, entre seus outros convidados internacionais, o escritor e jornalista americano Gay Talese. O pacote integral para participar dos debates e palestras sai por R$ 800.