Em sua 53ª edição, o Prêmio Jabuti anunciou esta terça-veira (22) o aumento do número de categorias -- em vez de 21, terá agora 29 --, e a premiação de apenas um livro por categoria -- antes, eram premiados três. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do prêmio, o objetivo das mudanças é cobrir "de forma mais adequada" os segmentos do mercado editorial brasileiro e "dar maior destaque aos vencedores de cada categoria".
Foram incluídas as categorias Ilustração; Turismo e Hotelaria; e Gastronomia. Já Comunicação, Artes e Fotografia passam a ser três categorias distintas -- antes elas dividiam espaço com Arquitetura e Urbanismo. Da mesma forma, Tecnologia e Informática -- que dividiam espaço com Ciências Exatas -- passa a ser uma única categoria. Educação configura agora categoria solo -- anteriormente estava junto a Psicologia e Psicanálise. Por fim, Ciências Naturais, que estava ao lado de Ciências da Saúde, é uma categoria nova.
Nesta edição, aumenta também o valor total dos prêmios em dinheiro. Passa de R$ 123 mil para R$ 147 mil.
As inscrições para o Jabuti começam nesta quarta-feira (23). Podem concorrer obras inéditas, editadas no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers.
Jabuti polêmico
A escolha de um único livro por categoria, uma das mudanças anunciadas esta terça-feira (22), não permitiria a vitória como Melhor Livro do Ano -- prêmio máximo do Jabuti -- de uma obra inicialmente segundo colocada, como ocorreu em 2010.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.