UOL Entretenimento Notícias
 
05/11/2010 - 00h27

Chico Buarque é o grande vencedor do Prêmio Jabuti de 2010


Da Redação
  • Com Leite Derramado, Chico Buarque foi o principal vencedor do prêmio literário em 2010

    Com "Leite Derramado", Chico Buarque foi o principal vencedor do prêmio literário em 2010

O músico e escritor Chico Buarque foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti de 2010, o mais prestigiado e importante da literatura brasileira. O seu mais recente trabalho, “Leite Derramado”, foi escolhido como o “Melhor Livro do Ano” na categoria ficção, tanto pelos jurados do prêmio quanto pelos internautas, que este ano passaram a votar pela primeira vez. Chico Buarque desbancou concorrentes das categorias “romance”, “contos e crônicas”, “poesia”, “infantil” e “juvenil”.

Na categoria “não-ficção”, a vencedora foi a psicanalista Maria Rita Kehl, com o livro “O Tempo e o Cão”. A obra foi escolhida entre os três primeiros colocados de 2010 nas categorias “teoria/crítica literária”, “reportagem”, “ciências exatas, “tecnologia e informática”; “economia, “administração e negócios”; “direito”, “biografia”, “ciências naturais e da saúde”, “ciências humanas”, “didático e paradidático”, “educação, psicologia e psicanálise”, “arquitetura e urbanismo”, “fotografia, comunicação e artes”.

Os vencedores do prêmio principal receberam cada R$ 30 mil. A escolha foi feita por um júri formado por profissionais do mercado editorial que teve a tarefa de ler os três melhores livros do ano em diversas categorias e a entrega foi feita na Sala São Paulo, na capital paulista.

Também foi anunciado o vencedor do prêmio “Voto Popular” na categoria “não-ficção”. O título mais votado foi “Linguagens Formais, Teoria, Modelagem e Implementação”, de Marcos Vinicius Midena Ramos, João José Neto e Italo Santiago Vega. Os vencedores da categoria “Voto Popular” receberam, cada um, uma placa como homenagem pela conquista.

Fale com
UOL Entretenimento

Siga UOL Entrete

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias

Hospedagem: UOL Host