Topo

Bob Dylan reconhece Nobel em seu site, mas retira citação em seguida

Bob Dylan vence Prêmio Nobel de Literatura 2016 - Reprodução/Twitter/nobelprize - Reprodução/Twitter/nobelprize
Selo criado pela Academia Sueca para o Nobel de Literatura de 2016 para Bob Dylan
Imagem: Reprodução/Twitter/nobelprize

Da EFE, em Washington

21/10/2016 05h36

O cantor Bob Dylan reconheceu, por umas horas, o Prêmio Nobel de Literatura ao incluir esse prêmio, concedido pela Academia Sueca, em seu site embora pouco tenha retificado a publicação, aumentando assim o mistério sobre se aceitará ou não o prêmio.

Em uma resenha publicada na quarta-feira para promover o livro "The Lyrics: 1961-2012", sobre suas canções figurava o texto, em letras maiúsculas, "Winner of the Nobel Prize in Literature" ("Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura").

Essa foi a primeira admissão pública do prêmio por parte de Dylan. Ele estava em silêncio desde o dia 13, quando aconteceu o anúncio, o que inquietou a própria Academia Sueca, que renunciou depois de várias tentativas de comunicar a distinção pessoalmente.

Um silêncio que tem alimentado todos os tipos de especulações sobre se o cantor vai participar da cerimônia de Estocolmo, em dezembro, para receber o prêmio, conjeturas que pareciam se dissipar com a resenha em seu site.

No entanto, horas depois da publicação do artigo e quando vários veículos de imprensa já tinham destacado, o texto "Winner of the Nobel Prize in Literature" desapareceu e foi substituído, sem nenhuma explicação, por um link para comprar o livro.

A Academia Sueca concedeu o Prêmio Nobel a Dylan por ter criado "novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção americana", segundo a decisão divulgada na semana passada.

Um precedente de rejeição ao Nobel de Literatura é o do francês Jean-Paul Sartre, que contrário de todo tipo de distinções, não o aceitou em 1964, embora seu nome figure na lista de vencedores.