Topo

Em comemoração de seus 75 anos, Batman estampa série de selos nos EUA

De Washington

01/10/2014 15h23

Batman, o homem-morcego imortalizado nos quadrinhos, na televisão e no cinema, protagonizará uma série filatélica nos Estados Unidos para comemorar seu 75º aniversário, confirmou nesta quarta-feira (1º) à Agência Efe o Serviço Postal dos EUA.

O super-herói, que completou em julho 75 anos combatendo os malfeitores de Gotham City, aparecerá em uma edição limitada de selos a partir do próximo dia 9, revelou Mark Saunders, porta-voz do serviço dos correios americano.

O "Cavaleiro das Trevas" aparecerá em diversas imagens que refletem sua evolução na história em quadrinhos durante mais de sete décadas, assinalou Saunders, que confessou ser fã do super-herói.

"Ele é genial. É um tipo normal, mas que usa a tecnologia para perseguir os criminosos", afirmou o porta-voz.

O super-herói dará a volta aos Estados Unidos em uma série de 20 selos com oito desenhos diferentes, que incluem quatro do famoso morcego que identifica o Batman.

"Durante os últimos 75 anos, Batman entrou na imaginação de fãs no mundo todo, desde as revistas em quadrinhos até a televisão, os filmes, os videogames e muito mais", lembrou o desenhista Jim Lee, um dos ilustradores da série, em comunicado.

"Batman é hoje mais relevante do que nunca, e sua popularidade continua crescendo", acrescentou Lee.

Criado pelos americanos Bob Kane e Bill Finger, o homem morcego emergiu pela primeira vez das sombras em 1939, em uma história intitulada "O Caso do Sindicato Químico", publicada no número 27 da revista "Detetive Comics".

Ao contrário de outros super-heróis como Superman, Batman não tem poderes extraordinários, mas tecnologia, recursos e intelecto para perseguir os vilões nas sombrias ruas de Gotham City.