Entretenimento

Obra "Mao" de Andy Warhol é vendida por quase R$ 2 milhões em leilão

Ana Crespo / EFE
"Mao" (1972), obra de Andy Warhol Imagem: Ana Crespo / EFE

De Londres (Inglaterra)

18/03/2014 17h04Atualizada em 18/03/2014 18h23

A serigrafia "Mao" (1972) de Andy Warhol, uma das mais conhecidas do ícone americano da Pop Art, foi vendida nesta terça-feira (18) em Londres por 506,5 mil libras (cerca de R$ 1,96 milhão) em um leilão de gravuras da casa Sotheby's, no qual também triunfaram obras de Edvard Munch e Pablo Picasso.

"Mao", composto por dez imagens de grandes dimensões que representam o líder comunista chinês Mao Tse-tung em cores vivas, foi comprado por um colecionador particular, segundo informou a casa de leilões em comunicado.

A segunda peça mais cotada da tarde foi a litografia "The Sick Child I" (A menina doente I) do artista norueguês Edvard Munch, na qual ele representa a morte de sua irmã favorita, Sofia, que perdeu a vida aos 15 anos por conta de uma tuberculose, que alcançou 188,5 mil libras.

"A família de saltimbancos", a primeira série de gravuras do pintor malaguenho Pablo Ruiz Picasso (1881-1973), foi outra obra estrela, vendida a um colecionador asiático privado por 182,5 mil libras.

O conjunto possui 14 gravuras, entre as quais se destaca a conhecida estampa intitulada "Comida frugal", e foi realizado na juventude do artista, no início do século 20, quando vivia em Paris.

Também foram vendidas por 146,5 mil libras as reproduções impressas de 20 colagens do pintor francês Henri Matisse (1869-1954), que figuram no popular livro "Jazz" que o artista criou na última década de sua vida, com quase 80 anos, baseado em sua nova técnica de recortar figuras de papel de cores vivas.

Outras obras de Warhol, como suas serigrafias em homenagem a Edvard Munch, linografias de Picasso ou serigrafias de Liechtenstein foram vendidas no leilão de Sotheby's que lembra os 600 anos da arte do gravura.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo