Topo

Homem é preso após danificar mural de Mark Rothko na Tate Modern

No destaque clareado, a danificação feita na pitura de Rothko em galeria de Londres (7/10/12) - Reprodução/Twitter/
No destaque clareado, a danificação feita na pitura de Rothko em galeria de Londres (7/10/12) Imagem: Reprodução/Twitter/

09/10/2012 08h28

Um homem foi detido nesta segunda-feira (8) após danificar um mural do pintor americano Mark Rothko na galeria Tate Modern de Londres, fato que resultou no fechamento temporário do museu, informou a Polícia Metropolitana de Londres nesta terça-feira.

Segundo as fontes policiais, o homem, de 26 anos, foi detido na cidade de Worthing, no sul da Inglaterra, pelas forças de ordem do condado de Sussex e a pedido da Polícia da capital britânica.

De acordo com a Tate Modern, o detido, identificado pela imprensa local como Vladimir Umanets, se aproximou do mural, que faz parte da "Seagram", e o marcou com tinta preta. Testemunhas também citaram que o indivíduo observava a obra antes de marcá-la e sair da sala rapidamente.

Nesta terça, os jornais britânicos informaram que Umanets chegou a escrever uma frase sobre o mural: "Vladimir Umanets, a potential piece of yellowism" ("Vladimir Umanets, uma parte potencial do 'Yellowism'", em livre tradução").

Em declarações posteriores à imprensa, Umanets admitiu ter pintado o mural, mas negou que sua intenção fosse danificá-lo.

"Alguns pensam que estou louco ou que sou um vândalo, mas minha intenção não era destruí-la (a obra)", declarou Umanet, que afirma ser estudante de arte e um dos fundadores do movimento que denominou de "Yellowism".

Segundo Umanets, o "Yellowism" "não é arte e nem está contra a arte, trata-se de um elemento da cultura contemporânea visual".

O artista Mark Rothko (1903-1970), de origem russa, emigrou aos Estados Unidos quando tinha 10 anos e se transformou em um dos artistas do mais importante do expressionismo abstrato. Atualmente, as obras de Rothko custam milhões no mercado de arte.