Topo

Netflix mostra pela primeira vez a lista de audiência dos seus filmes

Netflix divulgou dados de audiência; "Resgate" -- com Chris Hemsworth , "Bird Box" e "Troco em Dobro" são os mais vistos - Netflix
Netflix divulgou dados de audiência; "Resgate" -- com Chris Hemsworth , "Bird Box" e "Troco em Dobro" são os mais vistos Imagem: Netflix

Lucas Shaw

15/07/2020 09h51Atualizada em 21/07/2020 09h31

A Netflix revelou seus maiores sucessos de audiência pela primeira vez. "Resgate", estrelado por Chris Hemsworth, alcançou a maior audiência de qualquer filme original da Netflix em suas primeiras quatro semanas, de acordo com a empresa.

Ela divulgou uma lista dos 10 filmes originais mais assistidos. "Resgate" é seguido por "Bird Box", "Troco em Dobro" e "Esquadrão 6".

A lista mostra até agora quais tipos de filmes são mais populares na Netflix, que não costuma revelar dados sobre audiência.

Veja a lista completa:

  1. "Resgate"
  2. "Bird Box"
  3. "Troco em Dobro"
  4. "Esquadrão 6"
  5. "Mistério no Mediterrâneo"
  6. "O Irlandês"
  7. "Operação Fronteira"
  8. "A Missy Errada"
  9. "O Poço"
  10. "O Date Perfeito"

Recentemente, a plataforma começou a divulgar dados escolhidos a dedo, publicados em resultados financeiros trimestrais, e esta é a primeira vez que a Netflix revela uma lista de seus 10 filmes originais mais populares.

Todos os quatro filmes mais assistidos são filmes de ação ou suspense com estrelas de cinema: Chris Hemsworth, Sandra Bullock, Mark Wahlberg e Ryan Reynolds.

Três comédias também fazem parte da lista, lideradas por "Mistério no Mediterrâneo". "O Irlandês", de Martin Scorsese, também está entre os mais vistos.

Todos os 10 filmes foram lançados nos últimos três anos — a maioria nos últimos 12 meses. A Netflix conquistou 43,6 milhões de clientes desde o início de 2019. Cada estreia pode alcançar um público maior do que os filmes anteriores.

Estratégias do streaming

A Netflix obteve sucesso com gêneros que antes lotavam as salas de cinemas, mas agora têm dificuldade para conseguir espaço com um calendário de lançamentos repleto de comics, sequências animadas e filmes de terror de baixos orçamentos. O adulto médio dos Estados Unidos vai ao cinema menos de quatro vezes por ano.

Como resultado, novos cineastas e talentos conhecidos de Hollywood recorreram à Netflix para fazer filmes. Os irmãos Russo, que coescreveram e produziram "Resgate", também produziram filmes da Marvel, enquanto cineastas veteranos como Susanne Bier, Peter Berg e Michael Bay também aparecem nesta lista.

A Netflix lançou mais filmes originais do que qualquer grande estúdio de Hollywood nos últimos anos. A empresa conseguiu se beneficiar durante a pandemia de coronavírus, que fechou cinemas e obrigou a maior parte da população mundial a ficar em casa.

"Queremos um filme impactante a cada duas semanas", diz Scott Stuber, chefe da divisão de filmes da Netflix.