Topo

Faxineiros do Instagram: a nova onda dos "influencers" da limpeza

Foto da conta da influencer da limpeza, Clean Mama - Reprodução/Instagram
Foto da conta da influencer da limpeza, Clean Mama Imagem: Reprodução/Instagram

07/01/2019 10h40

Primeiro foram os gatos, depois a comida e agora... a limpeza.

A obsessão por faxina invadiu a internet a ponto de se converter em uma das maiores tendências das redes sociais. Plataformas como Instagram estão repletas de hashtags como #cleaningobsessed (obcecado por limpeza) e vídeos de pessoas limpando suas casas.

Essa nova tendência levou, inclusive, ao surgimento de "influencers" (influenciadores digitais) da faxina.

Mrs Hinch

Talvez uma das mais conhecidas seja Mrs Hinch, uma jovem britânica de 28 anos, cujo verdadeiro nome é Sophie Hinchliffe, e que já atraiu 1,5 milhão de seguidores desde que entrou no Instagram, em março.

As fotos e vídeos de Hinchliffe idealizam e até embelezam tarefas domésticas corriqueiras como limpar o box do chuveiro, passar aspirador e tirar o pó da casa.

Hinchliffe diz que emprega cerca de 30 minutos por dia limpando a casa e dá nome aos seus móveis e utensílios: o armário de limpeza se chama Nárnia (em referência ao livro "Crônicas de Nárnia", de C.S Lewis) e a esponja se chama "Minkeh".

Ela até deu um novo apelido para o verbo faxinar: "hinching", em alusão ao próprio sobrenome. "Tudo começou porque me divirto fazendo limpeza", contou à BBC News. "Todos temos que fazer faxina, então por que não se divertir fazendo isso?".

A conta de Instagram dela está repleta de fotos de áreas reluzentes de sua casa, como esta do banheiro:

E esta outra, com os produtos que utiliza:

E nos stories da plataforma, ela explica quais são as técnicas que utiliza para manter tudo tão brilhante. "Fazer faxina me ajuda a relaxar", assegura.

Mindfulness da limpeza

Richard Hopping, um analista da consultoria de pesquisa de mercado Mintel, disse à BBC que "a associação entre benefícios para a saúde mental e faxina pode ser um dos motivos pelos quais os influencers da limpeza estão ficando tão populares."

A conta do Instagram @thesecretcleaner (o faxineiro secreto, na tradução para o português) é anônima e publica conselhos de limpeza e tem mais de 12,4 mil seguidores.

"Quando criei a conta não estava trabalhando e descobri que limpar me ajudava a manter minha sanidade mental e seguir adiante", disse à BBC a criadora do @thesecretcleaner. "Completei minha lista de tarefas. Sinto-me genial!", diz ela neste post:

Em outro, ela explica como limpa o vaso sanitário:

"Para mim, limpar é uma forma de 'mindfulness' (um tipo de meditação que trabalha a capacidade de as pessoas darem atenção plena a cada atividade e viver o momento). Você se foca numa coisa, vive este momento e sente que realiza alguma coisa", explica a dona do @thesecretcleaner.

"Há quem me apoie, mas também quem acredita que sou esquisita por publicar vídeos em que apareço fazendo faxina. É um hobby."

O número de adeptos dessa nova moda parece estar crescendo. Uma conta muito popular é a também anônima @cleanmama, que conta com 236 mil seguidores. Ela apresenta fotos produtos de limpeza, além de dar conselhos e detalhes sobre rotinas de faxina.

"Os domingos são dias de descanso e relaxamento, para estar com a família, então não há tarefas importantes de faxina. Para manter a casa limpa e ordenada, tento cumprir estas cinco tarefas:

1) Arrumar coisas fora do lugar

2) Passar pano em balcões e bancadas

3) Varrer ou aspirar pequenas áreas, se necessário

4) Lavar uma leva de roupa suja

5) Fazer as camas"

Energia positiva

A espanhola Alicia Iglesias se define como "organizadora profissional" e tem mais de 59 mil seguidores na sua conta @ordenylimpiezaencasa (ordem e limpeza em casa). "Renovar o armário pode se tornar uma das experiências mais positivas e capazes de provocar uma carga de energia positiva", assegura ela em um de seus posts.

Iglesias se define como uma fã de produtos naturais. "É super importante pensar nos produtos tóxicos que usamos para limpar", declara. Alguns a chamam de "Marie Kondo espanhola", em alusão a uma famosa consultora japonesa em "organização".

A guru japonesa da limpeza

Marie Kondo é uma das mais famosas gurus de organização e limpeza. Autora do best seller internacional "A Magia da Ordem", de 2011, ela agora tem seu próprio programa na Netflix.

A japonesa soma mais de 970 mil seguidores no Instagram na conta @mariekondo. Na rede social, ela conta seus "segredos" para manter a casa reluzente. Também compartilha truques para fazer malas extremamente organizadas e para manter a geladeira absolutamente limpa e ordenada.

Instagramável

Mas, como muitas coisas nas redes sociais, tendências vêm e vão. Há quem acredite que a onda de limpeza não vai resistir à prova do tempo.

Niamh Taylor, diretora de uma agência de marketing digital na Irlanda do Norte, disse à BBC News que "alguns veem problemas na quantidade de produtos químicos e plásticos usados para manter a casa impecavelmente limpa". "Outros simplesmente não entendem porque queremos ver alguém limpando o próprio banheiro ou guardando roupa no armário todas as noites", afirma Taylor.

"Não acho que esse fenômeno vai ser tão popular em 2019 (quanto foi em 2018), porque as tendências de Instagram são de curta duração. Limpar, sinceramente, não é instragramável", alertou.

Por enquanto, pelo menos, a tendência parece seguir em alta.