Topo

Em imagens: Os 'Stormtroopers' estão entre nós

13/10/2015 09h03

O fotógrafo espanhol Jorge Pérez Higuera começou em 2012 um projeto curioso: flagrar o cotidiano de ninguém menos que os 'stormtroopers', os soldados que estão na base das tropas do Império na saga Star Wars. Nada de armas com lasers ou batalhas contra rebeldes, mas atividades mundanas como tomar o café da manhã ou ir ao supermercado.

Higuera estava no último ano da faculdade, em Madri, Espanha, quando conseguiu um traje de stormtrooper de segunda mão e começou o projeto, a série batizada de The Other Side ("O outro lado", em tradução livre).

"Eles (stormtroopers) representam a classe trabalhadora galática", disse.

Em entrevista à BBC Brasil, Higuera afirmou que é fã de Star Wars "desde pequeno".

"Sempre amei o espaço e a ideia de um universo no qual, apesar de imaginário, a viagem espacial é uma questão cotidiana. Isto, definitivamente, satisfaz a minha criança interior."

Mas, como Higuera é interessado na vida cotidiana, ele decidiu colocar estes personagens nestas situações.

"Vivemos pensando no próximo fim de semana ou nas nossas férias. Segundas-feiras são parte de nossas vida tanto quanto o fim de semana. Acho que perdemos muitos daqueles pequenos prazeres planejando nossas vidas", disse.

E o processo de cada foto pode se complicado. Como o fotógrafo tem apenas um traje de stormtrooper disponível, ele faz várias fotos diferentes e depois combina as fotos digitalmente.

O fotógrafo acredita também que há outro motivo que facilita a identificação de qualquer pessoa com os stormtroopers de suas fotos. "Sejamos honestos, se este futuro existisse, nós, provavelmente seríamos Soldados Imperiais, tanto faz se eles eram vilões ou heróis", disse.