Topo

Escultor transforma abóboras em seres "quase mágicos"

Escultura feita por Ray Villafane - Caters
Escultura feita por Ray Villafane Imagem: Caters

16/10/2012 13h58


O americano Ray Villafane começou a esculpir em abóboras informalmente, enquanto trabalhava como professor de artes, mas logo percebeu que tinha talento para ir além da brincadeira.

"Certo dia, um dos meus alunos mencionou que tinha uma enorme abóbora em casa, então pedi que ele trouxesse para que eu esculpisse para ele. Os resultados foram muito melhores do que eu podia imaginar, e todos os alunos começaram a trazer abóboras. Dessa forma eu fui praticando", diz ele.

Assim nasceram esculturas divertidas e assustadoras, expressivas e ricas em detalhes.

O que começou como um hobby - Villafane esculpia para hotéis e restaurantes da vizinhança - acabou se profissionalizando. Hoje, Villafane é capaz de transformar uma abóbora em uma face complexa em cerca de duas horas - em geral, sem ter uma ideia prévia do que vai esculpir.

"Eu simplesmente começo a esculpir, e a minha mente se desdobra (até que) ideias criativas comecem a surgir", conta. "Na maioria das vezes funciona, mas nem sempre (o resultado) é o que eu quero. Por causa da natureza desta arte, você nunca pode garantir que vai dar certo, e muitas vezes tenho que jogar a abóbora fora e começar tudo de novo."

Por causa da festa de Halloween, o mês de outubro é obviamente uma das épocas do ano em que Villafane mais trabalha.

"É uma época particularmente corrida, mas adoro meu trabalho. É divertido e sinto como se estivesse criando algo quase mágico. Quando você dá uma cara legal a uma abóbora, ela parece uma animação, como se você a tivesse trazido à vida."