Topo

Artistas já ocupam prédios em 14 capitais contra extinção do MinC

Do Rio

19/05/2016 17h04

Artistas e trabalhadores da cultura já ocupam 14 prédios do Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundação Nacional de Arte (Funarte) em 14 capitais do País.

As ocupações começaram no domingo, na sede da Funarte em Belo Horizonte e, nos últimos cinco dias, o movimento se espalhou para o Rio, Brasília, São Paulo, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Salvador, Curitiba, Cuiabá e Macapá.

Os artistas protestam contra o governo do presidente em exercício, Michel Temer, e a extinção do MinC, com sua subordinação ao Ministério da Educação.

No Rio, o Palácio Gustavo Capanema, onde funciona a representação do MinC para o Rio e Espírito Santo, e também órgãos como o Iphan, a Funarte e a Fundação Palmares, a presença dos artistas, das áreas da música, dança, teatro e cinema, e de trabalhadores da cultura, vem ganhando força e visibilidade a cada dia.

São cerca de 50 pessoas dormindo no segundo andar do prédio, e centenas participando de shows, oficinas, performances e plenárias.

No Facebook, são pedidas doações de alimentos, materiais de limpeza e de papelaria, para confecção de cartazes, que chegam a todo momento.

Nesta quinta-feira, 19, às 16 horas, irão se apresentar no palco montado sob os pilotis os músicos Frejat, Leoni, Lenine e Pedro Luís. Na quarta-feira, houve shows de Arnaldo Antunes e Otto.

Na sexta-feira, 20, é esperada a presença de Caetano Veloso. Artistas de peso, como as atrizes Andrea Beltrão e Teresa Seiblitz e o cineasta Ruy Guerra foram até lá para dar seu apoio ao movimento e gravaram vídeos de endosso, veiculados no Facebook.

O anúncio, na quarta, do nome do novo secretário nacional de Cultura, Marcelo Calero, até então secretário de Cultura do município do Rio, não mudou em nada os rumos da ocupação carioca, que recusa diálogo com a gestão Temer, por considerá-la ilegítima.

O manifesto do grupo diz: "Exigimos a deposição imediata do governo ilegítimo que tenta se instaurar. Não reconhecemos Michel Temer como presidente do Brasil. Qualquer tipo de negociação com o Palácio do Planalto é uma forma de legitimação do golpe.

Faremos a governança real e simbólica na luta pelos nossos direitos, ocupando de forma pacífica, mas contundente o Palácio Gustavo Capanema. Reafirmamos que o espaço público é o lugar da luta política e que as ocupações são legítimas e necessárias."

"Não aceitamos migalhas, não ficaremos no varejo. Isso aqui não é só um setor reivindicando sua subsistência, embora o que está acontecendo atinja nosso fazer cultural e artístico. A questão é muito maior", disse a atriz e professora Ana Lúcia Pardo, uma das ocupantes.

Arnaldo Antunes se apresenta em ocupação da Funarte no Rio

UOL Entretenimento