PUBLICIDADE
Topo

Facebook e Instagram banem humorista Dieudonné por posts antissemitas

O comediante Dieudonne M"bala M"bala chega ao tribunal em Paris, na França - Loic Venance/AFP
O comediante Dieudonne M'bala M'bala chega ao tribunal em Paris, na França Imagem: Loic Venance/AFP

De Paris

03/08/2020 09h41

O grupo Facebook anunciou hoje a proibição definitiva das publicações do comediante francês Dieudonné M'Bala M'Bala, por "conteúdo que zomba das vítimas do Shoah [Holocausto]" e "expressões que desumanizam os judeus".

De acordo com nossa política sobre indivíduos e organismos perigosos, bloqueados de maneira permanente Dieudonné M'Bala M'Bala do Facebook e do Instagram. Bloqueasr uma pessoa de forma permanente dos nossos serviços é uma decisão que sempre tomamos com cautela, mas indivíduos e organizações que atacam outras pessoas pelo que são não são bem-vindos ao Facebook, ou ao Instagram."
- Porta-voz das redes sociais sobre banimento de Dieudonné

Não é a primeira proibição imposta a Dieudonné, que já viu o Google fechar seu canal no YouTube no final de junho, devido à "violação repetida do nosso regulamento de comunidade".

Dieudonné era seguido por quase 1,3 milhão de pessoas no Facebook e tinha 400.000 assinantes em seu canal no YouTube.

A Liga Internacional Contra o Racismo e o Antissemitismo (Licra) considerou a decisão "uma grande vitória e o desfecho de um longo e rigoroso trabalho de nossa equipe e advogados que finalmente deu resultados".

"Suas publicações causaram um dano considerável e irreparável entre muitos jovens", acrescentaram.

Dieudonné já havia sido condenado, em diferentes ocasiões, pela Justiça francesa por seu humor e mensagens antissemitas. Em novembro, por exemplo, teve de pagar uma multa de 9 mil euros (R$ 55 mil), após publicar vídeo e música com o título "C'est mon choaaa" ("É meu Shoa", em tradução livre).

O Facebook já havia banido outras contas da extrema direita francesa, entre elas a do pequeno grupo Geração Identitária.