Topo

Banksy coloca obras a leilão para beneficiar hospital na Cisjordânia

Um dos quadros do tríptico de Banksy sobre a crise migratória - Aaron Chown/PA Images via Getty Images
Um dos quadros do tríptico de Banksy sobre a crise migratória Imagem: Aaron Chown/PA Images via Getty Images

De Londres

28/07/2020 10h35

O artista de rua Banksy colocou à venda hoje um tríptico de pinturas sobre a crise migratória. Os lucros vão beneficiar um hospital para crianças em Belém, na Cisjordânia, informou a casa de leilões Sotheby's, em Londres, responsável pelo leilão.

As três pinturas a óleo, que compõem "Vista do Mar Mediterrâneo, 2017", constituem uma resposta do artista à crise migratória que afeta a Europa desde 2010.

A obra foi feita a partir de "três velhas telas românticas que representavam paisagens marítimas do século 19", as quais o artista encheu com "coletes salva-vidas e boias abandonadas", disse a Sotheby's em comunicado de imprensa.

Com essas obras, Banksy "justapõe seu estilo inimitável e gênero artístico histórico com uma questão política contemporânea: as mortes trágicas de milhares de migrantes que tentaram atravessar o Mediterrâneo para chegar à União Europeia", destacou a casa de leilões.

A Sotheby's estima que a obra pode arrecadar entre 800 mil e 1,2 milhão de libras (entre R$ 5,3 milhões e R$ 8 milhões). Desde sua concepção, em 2017, o tríptico foi exibido no hotel "The Walled Off" de Belém, aberto pelo próprio artista, cujos quartos dão diretamente no muro erguido por Israel na Cisjordânia ocupada.

O artista contemporâneo aborda frequentemente a questão da crise migratória. Em 2015, pintou um retrato de Steve Jobs, co-fundador da Apple e filho de um imigrante sírio nos EUA, em uma parede de um campo de refugiados em Calais (norte da França).

Também realizou em 2019, na Bienal de Veneza, uma obra de um menino vestindo um colete salva-vidas e segurando uma chama de socorro rosa.