Topo

Banksy faz arte antirracista com bandeira dos EUA em chamas; veja

Do UOL, em São Paulo

06/06/2020 14h30

O artista Banksy usou o Instagram para compartilhar uma arte que aborda a luta antirracista que eclodiu em protestos pelos EUA e pelo mundo após a morte do segurança negro George Floyd sob custódia policial.

A arte retrata um memorial a uma vítima do racismo, com um porta-retrato, flores e velas. Em uma visão mais ampla, vemos que uma das velas, a única acesa do memorial, está colocando fogo em uma bandeira dos EUA.

Artista se manifesta

Banksy disse que inicialmente tentou se manter calado diante das manifestações antirracistas, para ceder espaço para pessoas negras falarem. "Mas porque eu faria isso? Este problema não é deles. É meu", argumentou.

"O sistema está falhando com pessoas de cor. O sistema branco. É como um cano quebrado que alaga o apartamento do andar debaixo. Este sistema falho está fazendo da vida deles um inferno, mas não é o trabalho deles consertá-lo. Eles não conseguiriam fazer isso, porque ninguém deixa eles entrarem no apartamento do andar de cima", disse ainda.

"Este é um problema branco. E, se as pessoas brancas não o consertarem, alguém vai ter que subir as escadas e arrombar a porta do apartamento", completou.