Topo

Morre Mary Higgins Clark, "rainha do suspense" que vendeu 100 milhões de livros

28.05.2015 - Mary Higgins Clark na BookExpo America, em Nova York (EUA) - WireImage
28.05.2015 - Mary Higgins Clark na BookExpo America, em Nova York (EUA) Imagem: WireImage

De Washington

01/02/2020 08h43

Resumo da notícia

  • A escritora Mary Higgins Clark morreu aos 92 anos de idade
  • Norte-americana era chamada de "rainha do suspense"
  • Seus livros venderam mais de 100 milhões de exemplares ao redor do mundo
  • Títulos incluem Onde Estão as Crianças? e Alguém Espia nas Trevas

A escritora norte-americana Mary Higgins Clark, conhecida como "a rainha do suspense" e uma das autoras que vendeu mais livros no mundo, morreu aos 92 anos. Clark, que escreveu até o ano passado, "faleceu ao lado de parentes e amigos", anunciou a editora Simon & Schuster.

Desde seu primeiro sucesso, Onde Estão as Crianças?, de 1975, Clark escreveu quase 50 livros, que venderam mais de 100 milhões de exemplares, a maior parte deles nos Estados Unidos.

"Era única. Ninguém estava tão conectada com seus leitores como ela: os conhecia como se fossem membros de sua própria família. Sabia com certeza o que queriam ler e o que não queriam ler. E mesmo assim conseguia surpreendê-los a cada novo livro. Era a rainha do suspense", afirmou em um comunicado Michael Korda, seu editor durante muitos anos.

Nascida em Nova York, no Bronx, em 24 de dezembro de 1927, em uma família modesta de origem irlandesa, Mary Theresa Eleanor Higgins Clark contava que se interessou por escrever aos sete anos.

Ainda pequena, seu pai morreu após um ataque cardíaco e a mãe teve que criar sozinha os três filhos. Isto obrigou Mary a trabalhar aos 15 anos, como telefonista em um hotel, e depois como datilógrafa.

Se casou aos 20 anos com Warren Clark, com quem teve cinco filhos. Aos 35, ficou viúva. Na juventude, perdeu o irmão mais velho, vítima de meningite, e depois o sobrinho de 15 meses, que caiu de uma janela.

Voltou a trabalhar como datilógrafa, mas sonhava em viver de literatura. Para sustentar a família, a incipiente escritora tentou vender seus contos. Recebeu quase 40 cartas de rejeição de editoras antes de ser publicada.

Depois de contos, séries para rádio e uma biografia de George Washington, que não obteve sucesso, enveredou pelo romance policial. Onde Estão as Crianças? foi um best-seller desde o lançamento, e atualmente está na 75ª edição. Sua obra seguinte, Alguém Espia nas Trevas (1977), a tornou milionária.

Mary conseguiu se tornar uma escritora reconhecida, mas, para recuperar o tempo perdido, se matriculou na Universidade de Fordham, em Nova York, onde se formou em Filosofia, seu primeiro título universitário, aos 50 anos.

Em 1987 teve a honra de presidir o Mystery Writers of America e, no ano seguinte, o International Crime Congress, em Nova York. Em 2000, Mary surpreendeu os fãs com Deck the Halls, romance policial que escreveu em parceria com a filha Carol. As duas publicaram mais quatro livros juntas.

Muitas de suas obras de suspense foram adaptadas para a televisão ou cinema, como Alguém Espia nas Trevas (em filme de 1982, com Kate Mulgrew), e Onde Estão as Crianças? (em 1986, com Jill Clayburgh).

Em suas memórias, Mary Higgins Clark, que se casou novamente em 1996 com o empresário John Conheeney, falecido em 2018, afirmou que escreveria até a morte porque "se ganhar na loteria te deixa feliz por um ano, fazer o que ama te deixa feliz por toda a vida".