Obra de Banksy que mostra parlamento britânico cheio de macacos será leiloada
Uma obra do artista de rua Banksy, representando um parlamento britânico cheio de primatas, será leiloada na próxima semana em Londres, dias após uma sessão particularmente agitada na Câmara dos Comuns sobre o Brexit.
Batizada de "Parlamento Devolvido", esta pintura mostra chimpanzés sentados nos bancos verdes da Câmara dos Comuns, substituindo os políticos.
Apresentado à imprensa hoje, o trabalho será exibido na Sotheby's a partir de amanhã, antes de seu leilão na próxima quinta-feira (3), um mês antes da data planejada para o Brexit em 31 de outubro.
"Nunca houve um momento melhor para colocar essa obra à venda", disse à AFP Alex Branczik, chefe do departamento europeu de arte contemporânea da Sotheby's, definindo as cenas registradas nos últimos meses e semanas no parlamento britânico de "novela diária".
Para ele, o trabalho de Banksy destaca "a regressão da mais antiga democracia parlamentar do mundo em uma atitude tribal e animal".
A pintura foi originalmente apresentada em 2009 no museu da cidade de Bristol (sudoeste do Reino Unido), de onde Banksy é originário.
Este ano, o artista, cuja verdadeira identidade permanece um mistério, "expôs o trabalho de novo para combiná-lo com a data do Brexit, inicialmente prevista para 29 de março de 2019", explicou Branczik.
Antes chamado "Sessão de perguntas", o quadro foi rebatizado para a ocasião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.