Topo

Abaporu é criticado, e apreciadores de Tarsila do Amaral dão aula sobre arte no Twitter

Batalha do Avaí e Abaporu - Reprodução
Batalha do Avaí e Abaporu Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/09/2019 13h41

Tarsila do Amaral causou filas quilométricas há menos de dois meses, quando foi concluída uma exposição de suas obras no Masp, em São Paulo, com seus principais trabalhos. A pintora e seu Abaporu voltaram a chamar a atenção hoje, mas nas redes sociais. Um perfil no Twitter detonou a obra e ganhou uma enxurrada de críticas, em defesa do quadro.

O usuário Rogue (@Rogue_II) comparou o Abaporu com outra obra, Batalha do Avaí - de Pedro Américo de Figueiredo e Melo -, depreciando o quadro de Tarsila.

"O que deveria representar a arte brasileira no mundo ///// a incrível merda que idiota idólatra sem motivo algum", postou o usuário da rede social. Ele ainda postou: "Vai ter uns doído que simplesmente não vão entender a postagem, vão confundir a minha crítica aos estilos ao diferentes ou sei lá o que, com a minha crítica de verdade, que o Abapuru não deveria ser a obra que deveria representar à arte brasileira mundo a fora."

Confira os tuítes do perfil e da reação:

100 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Lingala Kinsasha

Feia ou bela, é a obra mais cara da arte braziliana, avaliada em 40 milhões de dólares. Tenho preferência por outros tipos de pintura, mas há de se respeitar.

LHWTGS

No início do século XX, Abaporu realmente causou um choque cultural. Era a arte moderna contra a política da República Velha.

publicidade