Topo

Mais uma! Especialistas "salvam" escultura desfigurada em restauração amadora

Combinação de imagens mostra escultura antes e depois das restaurações - Handout / NAVARRA GOVERNMENT / AFP
Combinação de imagens mostra escultura antes e depois das restaurações Imagem: Handout / NAVARRA GOVERNMENT / AFP

Em Madri

24/06/2019 11h01

As autoridades da região espanhola de Navarra conseguiram restaurar uma escultura de São Jorge do século 16, desfigurada por moradores que tentaram "restaurá-la" - o que não se mostrou muito eficaz...

A peça representa o santo católico combatendo um dragão e, no ano passado, foi restaurada por moradores do povoado de Estella, em Navarra, cheios de boa vontade, mas sem muita aptidão artesanal.

Eles usaram gesso e acrílico na estátua e o rosto do santo acabou parecendo mais uma figura de revista em quadrinhos. O cavalo foi pintado de azul.

A "restauração" acabou custando 6.010 euros de multas à paróquia.

Três meses de trabalho em uma oficina oficial de Pamplona resgataram a dignidade do santo, a um custo de mais de 30.000 euros. A estátua, no entanto, sofreu danos permanentes.

O caso recorda muito o ocorrido com "Ecce Homo", um afresco do povoado de Borja, que em 2012 foi restaurado por uma senhora de 80 anos que transformou o rosto de Cristo em algo semelhante a um macaco.

Ecce Homo original, deteriorado pela passagem do tempo e 'restaurado'; intervenções amadoras são muito comuns em patrimônio eclesiástico, diz especialista - CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS - CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS
Ecce Homo original, deteriorado pela passagem do tempo e 'restaurado'
Imagem: CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS