Topo

Insultado no prêmio Tony, Trump responde a Robert de Niro: "Baixo QI"

11.jun.2018 - Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entre o secretário de Estado Mike Pompeo e o chefe da Casa Branca John Kelly durante evento oficial em Singapura - Jonathan Ernst/Reuters
11.jun.2018 - Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entre o secretário de Estado Mike Pompeo e o chefe da Casa Branca John Kelly durante evento oficial em Singapura Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

De Nova York (EUA)

12/06/2018 19h49

Insultado pelo astro Robert de Niro, o presidente americano, Donald Trump, respondeu nesta terça (12) criticando sua inteligência e sugerindo que ficou "abestalhado" pelos golpes de boxe que recebeu durante as filmagens de "Touro indomável" (1980).

"Robert De Niro, um indivíduo de muito baixo quociente de inteligência, recebeu muitos golpes na cabeça de boxeadores verdadeiros nos filmes", tuitou Trump, que volta de Singapura, onde realizou uma histórica reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

O presidente fazia referência a "Touro indomável", filme sobre o boxeador Jack LaMotta dirigido por Martin Scorsese, pelo qual De Niro venceu o Oscar de melhor ator.

"Realmente acho que está abestalhado", acrescentou Trump, de 71 anos. "Suponho que não se dê conta de que a economia está em seu melhor momento com o emprego em um pico histórico, e muitas empresas estão voltando ao nosso país. Acorde, tonto!".

No domingo à noite, De Niro, de 74 anos, foi ovacionado de pé no Radio City Music Hall de Nova York após insultar Trump, quando apresentava o músico Bruce Springsteen na cerimônia de entrega do prêmio Tony.

"Vou dizer uma coisa: 'fuck' Trump!" , declarou De Niro, erguendo os punhos.

Robert de Niro diz "foca-se Trump" em premiação e é ovacionado - Lucas Jackson/Reuters - Lucas Jackson/Reuters
Robert de Niro diz "foda-se Trump" em premiação e é ovacionado
Imagem: Lucas Jackson/Reuters


E na segunda-feira pediu desculpas aos canadenses pela conduta de seu presidente durante a recente cúpula do G7, no Canadá, que terminou em um fiasco e na qual Trump disse que o primeiro-ministro Justin Trudeau era "submisso" e "desonesto".

"Quero pedir desculpas pelo comportamento idiota do meu presidente", disse De Niro em Toronto na inauguração de seu restaurante Nobu.

"É uma desgraça. E peço desculpas a Justin Trudeau e às outras pessoas no G7. É repugnante".

O ator vencedor do Oscar já havia demonstrado a sua insatisfação com Trump em outras ocasiões.

Em 2016, quando o magnata imobiliário era candidato à presidência, De Niro o chamou de "notoriamente estúpido", "totalmente louco" e um "idiota".

Em resposta a uma declaração de Trump sobre manifestantes contra ele, De Niro afirmou: "Querem lhe dar um soco na cara? Eu quero lhe dar um soco na cara!".