Entretenimento

Quadro encontrado graças ao filme "Stuart Little" é leiloado em Budapeste

Ferenc Isza/AFP
Gergely Barki, especialista do Museu Nacional da Hungria, reconheceu o quadro "Mulher adormecida com vaso preto" ("Sleeping woman with black vase"), de Robert Bereny, no filme "O Pequeno Stuart Little" (1999) Imagem: Ferenc Isza/AFP

Budapeste (Hungria)

13/12/2014 17h52

Um quadro de um pintor húngaro dado como perdido há mais de 80 anos e identificado por acaso no cenário do filme "O Pequeno Stuart Little" foi arrematado por 229.500 euros (cerca de R$ 689.000) num leilão realizado neste sábado em Budapeste.

Assinado por Robert Bereny (1888-1953), um dos mestres da vanguarda húngara do entre-guerras, a "Mulher adormecida com vaso preto" era dada como perdida desde os anos 1920.

O lance inicial pela tela foi de 110.000 euros. Em razão do grande interesse despertado pela redescoberta da obra, o leilão foi realizado num grande salão de eventos de Budapeste.

O quadro foi reconhecido por acaso em 2009, por um especialista do Museu Nacional da Hungria, Gergely Barki, enquanto ele assistia o filme "O Pequeno Stuart Little" (1999).

Barki ficou surpreso ao ver a tela – que ele só conhecia através de uma foto antiga em preto e branco datando de 1928 – pregada numa parede durante uma cena do filme.

Após longa investigação, ficou provado que a tela havia sido comprada por um valor irrisório pela cenógrafa do filme num antiquário de Pasadena, Califórnia.

Segundo o especialista, é possível que o quadro tenha sido comprado no pré-guerra por um colecionador judeu que teria ido para os Estados Unidos fugindo da ameaça nazista.

O comprador deste sábado "é um colecionador húngaro" que não quer revelar sua identidade, informou à AFP a galeria Virag Judit, organizadora da venda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo