Topo

Série de pinturas de Bob Dylan exposta pela primeira vez em Nova York

De Nova York

09/05/2014 15h20

Bob Dylan, lenda americana da música pop, apresentou nesta semana em Nova York uma pequena exposição de pintura composta por 40 obras que mostram seu talento como pintor.

Intitulada "Drawn Blank Series", a série nasceu a partir de esboços feitos pelo músico entre 1989 e 1992 que incluem uma mulher de costas, uma ferrovia, uma aquarela da vista de uma varanda e natureza morta.

Seus desenhos em preto e branco foram divulgados em 1994 em um livro que teve um considerável sucesso.

Em 2006, a diretora do museu alemão Kunstsammlungen Chemnitz, Ingrid M¶ssinger, pediu que o cantor os pintasse e ampliasse o acervo, explicou Mickey Ross, proprietário da galeria Ross Art group, que expõe algumas das obras em Nova York.

Dylan, que completará 73 anos no dia 24 de maio, trabalhou durante oito meses no projeto e produziu 170 pinturas e aquarelas coloridas, com traços muitas vezes simples.

Algumas das obras foram expostas pela primeira vez na Alemanha no fim de 2007. Algumas vezes, o mesmo desenho deu lugar a diversas pinturas com cores diferentes, como no caso do retrato de uma mulher de costas com um vestido verde, rosa ou azul.

Os títulos das obras são sombrios, sem nenhuma explicação: "É muito importante para Bob Dylan. Não quer dizer ao visitante o que deve reter", explica Mickey Ross.

As obras apresentadas em Nova York são vendidas a preços que variam entre 2.500 e 400.000 dólares.

Bob Dylan (Robert Zimmerman, seu verdadeiro nome) é uma lenda viva da música americana do século XX e uma grande influência para várias gerações de artistas.

Em 2012 publicou o álbum "Tempest", que marcou seus 50 anos de carreira.