Topo

França vai devolver três pinturas roubadas por nazistas

Em Paris

21/01/2014 14h42

A França vai restituir três pinturas roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, anunciou nesta terça-feira (21) a ministra da Cultura, Aurélie Filippetti.

"Três obras serão restituídas sem demora", declarou a ministra. Trata-se de uma "Paisagem montanhosa" do pintor flamengo Joos de Momper, um retrato de uma mulher do século XVIII e uma pintura a óleo sobre madeira representando a "Madonna com a Criança".

Dois quadros estavam expostos no Louvre e o terceiro, no museu de Dijon (centro-oeste da França).

"Eu vou devolvê-los o mais brevemente possível aos familiares de seu proprietário no momento do roubo", indicou a ministra.

Esses quadros fazem parte das cerca de 2.000 obras sem proprietário identificado, com o status MNR (Museus Nacionais Recuperação) desde 1949. Elas são mantidas em museus franceses, sob custódia do Estado, que devem exibi-las ao público, enquanto uma reivindicação é aguardada.

Em março de 2013, a ministra já havia restituído sete trabalhos aos descendentes dos legítimos proprietários.

Em vinte anos , o governo francês devolveu apenas cerca de 70 obras.

Para agilizar o processo, a ministra pediu a sua equipe para procurar os proprietários, mesmo sem pedido de restituição.

"Das 145 obras cuja espoliação é quase certa, os direitos sobre 28 obras estão prestes a serem identificados pelo grupo de trabalho", indicou a ministra.

No ano passado, um grupo de trabalho, composto por membros da equipe MNR, curadores, arquivistas, historiadores, membros da Comissão de indenização das vítimas de espoliação (CIVS) e da Fundação para a Memória da Shoah foi criado para analisar os casos.