Morre o escritor e desenhista polonês-francês Slawomir Mrozek
O dramaturgo, escritor e desenhista polonês francês Slawomir Mrozek, que viveu vários anos no México, morreu nesta quinta-feira (15) em Nice, no sul da França, aos 83 anos, anunciaram em um comunicado suas editoras Noir sur Blanc e Wydawnictwo Literackie.
Nascido no dia 29 de junho de 1930 em Borzecin, perto de Cracóvia (sul), Slawomir Mrozek começou sua carreira nos jornais e teatros poloneses, utilizando o humor negro e o absurdo.
Em 1963, saiu da Polônia e decidiu se instalar na Itália e depois na França, onde publicou em 1968 uma carta de protesto contra a invasão das tropas do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia.
Pediu então asilo político na França e, dez anos depois, obteve a cidadania francesa.
Escritor polivalente, de língua polonesa, foi traduzido para diversas línguas. Seus escritos são amplamente publicados em francês: treze volumes de suas obras completas foram publicados pela editora Noir sur Blanc, entre eles Baltazar, sua recente autobiografia, e Desenhos, uma antologia de seus desenhos na imprensa.
Entre suas obras mais conhecidas figuram "Tango", "O Elefante" e "Amor na Crimeia".
Em 1989, deixou a França para viver no México, antes de retornar à Polônia em 1996. Desde 2008 e até sua morte vivia em Nice, no sul da França.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.