Topo

Secretário André Sturm é vaiado por mais de 15 min. em festival de cinema

Tiago Dias e Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

26/07/2017 21h33

O secretário municipal de Cultura André Sturm foi largamente vaiado na noite desta quarta (26), na abertura do 12° Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, que ocorreu na área externa do Memorial da América Latina.

Presente para a exibição do filme "Corpo Elétrico", Sturm foi recepcionado com vaias e gritos de "golpista" e "respeita a cultura". O secretário ficou por 15 minutos no palco, em frente ao microfone, aguardando o fim da manifestação.

A plateia, no entanto, ficou ainda mais inflamada e puxou o coro de "não vai falar" e "ei, estrume, quebra minha cara", em referência ao áudio vazado em maio que mostra o secretário ameaçando "quebrar a cara" de um agente cultural.

Os organizadores do festival tentaram interceder e Sturm chegou a dizer algumas palavras, mas foram abafados pelo protesto.

Após 20 minutos de manifestação, a plateia só arrefeceu quando o diretor Marcelo Caetano e o elenco do filme subiram ao palco.

"Eu acho bizarro gritarem 'fascista' e não me deixarem falar. Isso mostra a intolerância das pessoas e a incapacidade de conviver com opinião diferente", disse Sturm ao UOL, por telefone, logo após deixar a cerimônia.

"Eu me recusei a descer. Falei o que tinha que falar. Acho que as pessoas não toleram mais a diferença. Se eu fosse ao microfone e me vaiassem só por 30 segundos, ok, mas ninguém me deixava falar, nem as outras autoridades. Vivemos tempos muito estranhos, sombrios."

Relação conturbada

O relacionamento entre André Sturm e agentes culturais tem se dado de forma tensa desde que ele assumiu o cargo, em janeiro. Em maio, o secretário discutiu de forma ríspida com integrantes do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, que fazia ocupação da Casa de Cultura do bairro.

Durante uma reunião, o auxiliar do prefeito João Doria (PSDB) ameaçou “quebrar a cara” de um dos ativistas presentes, que o havia chamado de “totalmente desequilibrado”. Sturm admitiu o erro e pediu desculpas posteriormente.