Topo

Silvio Santos é o único vilão no embate entre Maísa e Dudu Camargo

Silvio Santos, nosso Ebenezer Scrooge, e os fantasmas dos Natais futuros - Reprodução/SBT
Silvio Santos, nosso Ebenezer Scrooge, e os fantasmas dos Natais futuros Imagem: Reprodução/SBT

21/06/2017 16h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Silvio Santos é maravilhoso. O comunicador definitivo, o marco inicial do entretenimento brasileiro como conhecemos hoje. Um cidadão que faz rir com as questões pedestres do nosso tempo. É o mais icônico vendedor do século 20, um homem de negócios como nenhum outro na América Latina. O representante de maior castidade e integridade entre as classes mais abastadas da sociedade.

Silvio Santos é terrível. O chefe intransigente, a pedra fundamental da plutocracia predatória nos meios de comunicação durante a primavera yuppie nacional nos anos 80. Um cidadão que gargalha das maiores atrocidades do nosso tempo. O mais cruel capitalista do século 20, um homem de negócios como nenhum outro na América Latina. O usurpador cultural de maior crueldade e vileza das classes menos abastadas da sociedade.

Silvio Santos não é nada disso, embora eventualmente seja tudo isso também.

Vivemos um momento onde apenas o grau superlativo de comparação parece ser apropriado para avaliar qualquer pessoa. Se Charles Dickens já lamentava por isso no comportamento das elites de 1789 (no livro "Um Conto de Duas Cidades", lançado originalmente em 1859), podemos supor que a corrente disseminação por todas as camadas sociais chega a ser lamentável.

Mas podemos afirmar que o patriarca dos Abravanel não dá ponto sem nó.

Dudu Camargo - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
"Prazer, ponto sem nó"
Imagem: Reprodução/SBT

Vamos refletir.

Hoje é dia 21 de junho do ano de Nosso Senhor de 2017 --uma quarta-feira. O programa que o eterno Peru Que Fala apresenta desde o tempo do antanho é exibido, você sabe bem, aos domingos.

Outra coisa que você provavelmente tem conhecimento é que o SBT está passando por duas profundas crises existenciais:

Rei Leão Simba Rafiki - Reprodução - Reprodução
Gestão Simba Content
Imagem: Reprodução

1 - A emissora paulista está fora do ar para quem tem TV a cabo. O grupo formado por SBT, RedeTV! e Record chama-se Simba Content, mas nessa versão da história, quem segurava o leãozinho destinado a grandes feitos acabou deixando ele cair do penhasco.

2 - Com dificuldades para tirar a maior parte do seu conteúdo de um canto empoeirado dos anos 70, o SBT parece caminhar a passos firmes rumo ao oblívio.

Pouquíssima coisa que acontece lá chega a repercutir fora das próprias imediações. Existe até um calendário fixo para a imprensa cobrindo o SBT no decorrer do ano: em dado momento, Chaves vai sair do ar --e logo depois vai voltar, salvando uns pontos no Ibope que não servem para rigorosamente nada, já que ninguém tem paciência para anunciar no menino do barril; alguma das 7 herdeiras de Abravanel será colocada à prova em um horário difícil e com um programa inviável; a novela infantil da vez não terá data para terminar, deixando todos apreensivos com a inevitável chegada à puberdade do elenco; Silvio Santos vai chamar os holofotes para si criando factoides divertidíssimos, mas que terminam sendo apenas bravatas de um ex-jogador em atividade.

E é nesse ponto que convido o nobre leitor a lembrar que hoje é dia 21 de junho do ano de Nosso Senhor de 2017 --uma quarta-feira.

Contra todas essas dificuldades, ainda estamos falando sobre o ruidoso entrevero que envolveu Silvio, Dudu Camargo e Maísa no último domingo, em um programa que quase ninguém vê numa emissora que tecnicamente sequer existe.

Silvio Santos e Maisa Silva - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Jogo dos 7 sinais que você está em um relacionamento tóxico
Imagem: Reprodução/Facebook

Dudu Camargo é a nova brincadeira preferida de Silvio Santos. Um moleque de 19 anos com pouquíssimas habilidades sociais, mas muita vontade de aparecer. Imita os trejeitos do patrão, do Bacci e de quase todos os animais coadjuvantes das animações longa-metragem da Disney.

Ninguém testaria a sério um cidadão assim para apresentar qualquer coisa, ainda mais um programa jornalístico ao vivo. Mas tudo bem contratá-lo se não tiver gente assistindo mesmo --Silvio esconde o rapaz às 6 da manhã ao mesmo tempo em que faz o possível para que ele vire notícia, sempre pelos motivos errados.

No vídeo abaixo, os BeeGees cantam a biografia de Dudu Camargo, que começou uma piada que fez o mundo todo chorar, mas ainda não percebeu que a piada era sobre ele.

Maísa Silva tem 15 anos, sendo 12 dedicados à carreira de estrela mirim, e é brilhante. Ao lado de Lívia Andrade, forma a tropa de elite das funcionárias que não se intimidam com a postura anárquica do ex-camelô. Como Silvio gosta de flertar com o abismo, foi com uma longa sucessão de atritos carinhosos que ela cresceu e ganhou cada vez mais espaço na emissora.

Maísa é a menina mais inteligente da classe. Dudu é o bobo alegre ainda em busca do seu lugar no mundo. São dois adolescentes, coitados. Mas tem cura, isso passa.

O que não passa é a ganância ou o senso de oportunidade de Silvio Santos --depende de qual lado da mesa você senta. O dono do SBT resolveu agir como se estivesse em um cassino jogando roleta. Em vez de apostar no preto ou vermelho, vai sempre na banca.

A triste rinha de galo envolvendo um senhor de idade já avançada e seus dois jovens pupilos parece o pior remake jamais visto de "Karatê Kid". Mas está rendendo discussões o suficiente para não esquecermos, pelo menos por mais uma semana, que o SBT existe.

Então lembre-se que toda vez que escolher um lado a respeito do que ocorre no ambiente tóxico dos estúdios em Anhanguera, você está servindo como mero joguete nas mãos da mais superlativa máquina de bullying da TV brasileira.

No vídeo abaixo, descobrimos que Sílvio Santos é fã de "13 Reasons Why", embora seu nome pudesse figurar muitas fitinhas K7 por aí.

SERVIÇO
Programa Silvio Santos - 54ª temporada
Domingos, 20h no SBT
Cotação: 1 aviãozinho de dinheiro na mão, de 100 possíveis voando

CANTINHO DO LEITOR

Não é só Silvio Santos que aposta na discórdia para lucrar com a tempestade. A gloriosa caixa de comentários desta impávida coluna funciona como um raio-x da alma dos meus queridos leitores. O diagnóstico é sempre grave.

Escrevi na segunda-feira sobre o divertidíssimo encontro entre Chiquinho Scarpa e Ibrahim Sued nos anos 70. Veja algumas reflexões que chegaram a respeito.

Fala-se Desde os Anos 70..que ele é Gay...Então porque até Hoje . Nenhum Jornalista ou Programa de Entrevista..Fez essa ... Pergunta pra Ele... Principalmente Hoje Em Dia....Quer Ser Gay...ou Assumir quê é Homossexual...Tá Moda...ainda mais { Esse Aí } que Adora Aparecer,Causar Polêmica,Mentir seria uma Ótima Maneira de Ser Manchete em Todo o País...Ia ganhar de Lula Temer Dória.. Tammy..entre outros Lixos
Enviado por Flavio Silveira

A Vaca e o Frango - Reprodução - Reprodução
"Fala-se Desde os Anos 70..que ele é Gay?"
Imagem: Reprodução

O jornalista Fefito inclui essa pergunta sobre os boatos a respeito da sexualidade do Chiquinho na minutagem que sugeri assistir no vídeo do programa Mulheres.

Apesar de colocar Thammy Gretchen no mesmo balaio que Lula, Temer e Dória, achei curioso que o estilo da escrita do senhor tenha me lembrado o jeito de falar daquele diabo do desenho "A Vaca e o Frango", certamente um dos personagens menos heterossexuais da história da Hanna & Barbera.

Somos da mesma idade e conheço Chiquinho desde menino... A grande verdade é que Chiquinho vive em outra galáxia (sempre viveu)... É o último playboy do mundo. Tem um coração de ouro (e muito mais ouro, além do coração) e é amigo desinteressado de seus amigos. (Acho que não tem inimigos)
Enviado por C.Bolão

O que mais me fascina é o alcance do UOL! A abrangência é tão grande que sempre encontramos alguém nos comentários mentindo que conhece o personagem das matérias.

Somente Futilidades e Vaidades Inúteis que nada acrescentam
Enviado por fgomespodda102229282

Meus comentários preferidos são esses que parecem line-up de festival de rock no interior. Somente Futilidades e Vaidades Inúteis poderia ser uma ótima dobradinha da cena hardcore em Santo André no final dos anos 90.

Patético, acho lamentável que deem espaço para esta caricatura. Se não tiverem o que publicar, publiquem receitas .....
Enviado por Paulo Ricciardi

Legal você ter citado essa história das receitas. Talvez esteja na hora de retomar meu projeto de publicar variações de guacamole em vez de responder comentários razoavelmente cretinos.

Para o Guacamole Vegano, que substitui perfeitamente as características nutricionais do espaço para caricaturas, você vai precisar de:

  • 2 avocados
  • 1 tomate grande picado
  • 1 dente de alho grande
  • 1 pimenta jalapeño picada
  • 1 colher de sopa de limão
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1/2 xícara de coentro picado
  • 1/2 cebola vermelha

Como fazer:
Misturar sumo do limão com sal;
Colocar pimenta, tomate, alho, cebola e misturar;
Dar um verdadeiro show nos avocados, até ficarem terrivelmente cremosos;
Finalizar com o toque de coentro, cujo o qual espero que você seja alérgico.

Se parece com o Dória. Empresário engomadinho! Kk!
Enviado por kabrito

Pera lá, também. Ao contrário da velocidade nas marginais, ofensa tem limite!

Que eu me lembre, a ex mulher dele, a Carola, falou coisas bem diferente a respeito dele, que não era tão rico quanto demonstrava e que sua macheza era questionável...
Enviado por Zona Lestte

E é com a comovente lembrança da falecida Princesa Carola que encerramos a coluna de hoje. Voltamos amanhã com novas reflexões sobre essa grande sala de espera para o fim do mundo.