Topo

Após show cancelado em SP, lenda jamaicana U-Roy reúne multidão na Bahia

U-Roy reúne multidão em apresentação em Salvador - Antônio Chequer
U-Roy reúne multidão em apresentação em Salvador Imagem: Antônio Chequer

Colunista do UOL

03/02/2020 12h35

A festa de Iemanjá comemorada ontem (2), em Salvador, teve um gosto especial. A lenda jamaicana U-Roy encerrou sua turnê pelo Brasil com uma apresentação acompanhado pela banda MiniStereo Público e as participações de BNegão (Planet Hemp), Russo Passapusso (Baiana System), Marina Peralta, Lys Ventura, Magrão e Zak Starkey (filho de Ringo Starr) e da cantora australiana Sharna Liguz, a Sshh.

Na varanda do Bombar, espaço situado na rua Canavieiras, no bairro do Rio Vermelho, uma multidão acompanhou a apresentação que teve início por voltas 12h e seguiu até às 20h.

Na área interna, músicos das banda Attóóxxa, Baiana System, o rapper Rico Dalasam, além de produtores e curadores musicais comentavam sobre o momento especial com a presença o responsável pela criação do hip-hop. Há cinco décadas, ele fez as primeiras gravações com falas introduzidas nas melodias da música.

É o cara que inventou o que a gente faz. Se ele não existisse, eu e o Russo não existiríamos, nem Mano Brown, se bobear, não existiria"

O jamaicano U-Roy - Antônio Chequer - Antônio Chequer
O jamaicano U-Roy
Imagem: Antônio Chequer
No show, foram apresentadas versões clássicas de cada artista sempre nos ritmos do dub, ragga e dancehall. Chico Science, morto há 23 anos, foi lembrado com uma versão de "A Praieira".

O integrante do Planet Hemp foi o cicerone de U-Roy no Brasil e ainda não havia digerido o fato de excursionar com o senhor de 77 anos. "Semana que vem ou daqui um mês vou saber o que foi cantar com o U-Roy".

A mini-turnê passou pelo Rio de Janeiro, incluindo uma apresentação na Associação Beneficente São Martinho e Rocinha, São Paulo e foi finalizada em Salvador. "Melhor lugar para encerrar não tem. Salvador é a Jamaica brasileira. Não teria melhor lugar para encerrar essa turnê", finalizou.

O cantor lamentou o cancelamento da apresentação que fariam no aniversário de São Paulo. "A gente achava que nosso som seria ideal para acalmar a galera, mas fomos informados que não poderíamos tocar por causa da violência e arrastões".

Multidão lota a rua das Canasvieiras no bairro do Rio Vermelho em Salvador - Antônio Chequer - Antônio Chequer
Multidão lota a rua das Canasvieiras no bairro do Rio Vermelho em Salvador
Imagem: Antônio Chequer