PUBLICIDADE
Topo

Com artistas africanos no line-up, Mimo Festival estreia em São Paulo

O casal do Mali Amadou & Mariam e a cantora Noura Mint Seymali se apresentam no Mimo São Paulo e Rio - Montagem
O casal do Mali Amadou & Mariam e a cantora Noura Mint Seymali se apresentam no Mimo São Paulo e Rio Imagem: Montagem
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

12/11/2019 15h52

Um dos festivais mais legais do Brasil, com entrada gratuita, o Mimo Festival estreia em São Paulo na próxima semana ocupando locais históricos da capital.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, quando é comemorada a Semana da Consciência Negra, o Theatro Municipal de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo e o Mosteiro de São Bento receberão uma extensa programação voltada para a universalidade da música com shows de artistas nacionais e internacionais. Filmes, poesia, workshops, palestras e um programa educativo com nomes de peso da música brasileira completam a agenda.

Na semana seguinte, o Mimo desembarca no Rio de Janeiro. De 29 de novembro a 1 de dezembro, o festival ocupará a Fundição Progresso pela primeira vez, o Museu da República e o Cine Odeon.

Com mix de estilos e valorizando o intercâmbio cultural, o evento traz diretamente da África Ocidental Amadou & Mariam, o casal de artistas cegos do Mali, referência mundial da música pop-africana. Amadou & Mariam já tiveram como produtores musicais artistas como Mano Chao e Damon Albarn, vocalista das bandas Blur e Gorillaz. Eles tocam em São Paulo (23/11) e no Rio de Janeiro (30/11). Também da África, a cantora e compositora Noura Mint Seymali. Noura é a grande estrela contemporânea da Mauritânia.

Feminine Hi-Fi faz show no Mimo São Paulo - Divulgação - Divulgação
Feminine Hi-Fi faz show no Mimo São Paulo
Imagem: Divulgação
Outra estrela internacional que estará na ponte aérea é a portuguesa Marta Pereira da Costa (SP e RJ), a primeira e única mulher profissional da guitarra portuguesa a nível mundial. Entre os artistas brasileiros, que também se apresentarão nas duas cidades, estão a cantora baiana Xênia França, referência da cultura afro-brasileira, e o rapper Edgar com seu elogiado álbum de estreia, "Ultrassom".

A programação de São Paulo terá ainda a cantora Fortuna, o instrumentista Egberto Gismonti, o coletivo Feminine Hi-Fi e Chico da Tina, artista vencedor da primeira edição do Prêmio Mimo de Música.

Já no Rio, veteranos de Mimo Hamilton de Holanda, Jards Macalé, a dupla Ana Oliveira & Sergio Ferraz convidam Marcos Suzano e a instrumentista Luísa Mitre Quinteto, artista vencedora do Prêmio Mimo de Música Instrumental 2018.

O DJ Montano, residente do Mimo desde 2015, apresenta seus sets nas duas cidades. Ele também assina todas as intervenções de vídeografismos do festival.

Veja aqui a programação completa do Mimo Festival com os artistas do programa educativo, festival Mimo de Cinema e chuva de poesia.

Serviço
Mimo Festival São Paulo
Quando:
22 a 24 de novembro
Onde: Praça das Artes, Theatro Municipal e Mosteiro de São Bento

Mimo Festival Rio de Janeiro
Quando:
29 de novembro a 1 de dezembro
Onde: Fundição Progresso e Museu da República

Entretenimento