Topo

Com artistas africanos no line-up, Mimo Festival estreia em São Paulo

O casal do Mali Amadou & Mariam e a cantora Noura Mint Seymali se apresentam no Mimo São Paulo e Rio - Montagem
O casal do Mali Amadou & Mariam e a cantora Noura Mint Seymali se apresentam no Mimo São Paulo e Rio Imagem: Montagem

12/11/2019 15h52

Um dos festivais mais legais do Brasil, com entrada gratuita, o Mimo Festival estreia em São Paulo na próxima semana ocupando locais históricos da capital.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, quando é comemorada a Semana da Consciência Negra, o Theatro Municipal de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo e o Mosteiro de São Bento receberão uma extensa programação voltada para a universalidade da música com shows de artistas nacionais e internacionais. Filmes, poesia, workshops, palestras e um programa educativo com nomes de peso da música brasileira completam a agenda.

Na semana seguinte, o Mimo desembarca no Rio de Janeiro. De 29 de novembro a 1 de dezembro, o festival ocupará a Fundição Progresso pela primeira vez, o Museu da República e o Cine Odeon.

Com mix de estilos e valorizando o intercâmbio cultural, o evento traz diretamente da África Ocidental Amadou & Mariam, o casal de artistas cegos do Mali, referência mundial da música pop-africana. Amadou & Mariam já tiveram como produtores musicais artistas como Mano Chao e Damon Albarn, vocalista das bandas Blur e Gorillaz. Eles tocam em São Paulo (23/11) e no Rio de Janeiro (30/11). Também da África, a cantora e compositora Noura Mint Seymali. Noura é a grande estrela contemporânea da Mauritânia.

Feminine Hi-Fi faz show no Mimo São Paulo - Divulgação - Divulgação
Feminine Hi-Fi faz show no Mimo São Paulo
Imagem: Divulgação
Outra estrela internacional que estará na ponte aérea é a portuguesa Marta Pereira da Costa (SP e RJ), a primeira e única mulher profissional da guitarra portuguesa a nível mundial. Entre os artistas brasileiros, que também se apresentarão nas duas cidades, estão a cantora baiana Xênia França, referência da cultura afro-brasileira, e o rapper Edgar com seu elogiado álbum de estreia, "Ultrassom".

A programação de São Paulo terá ainda a cantora Fortuna, o instrumentista Egberto Gismonti, o coletivo Feminine Hi-Fi e Chico da Tina, artista vencedor da primeira edição do Prêmio Mimo de Música.

Já no Rio, veteranos de Mimo Hamilton de Holanda, Jards Macalé, a dupla Ana Oliveira & Sergio Ferraz convidam Marcos Suzano e a instrumentista Luísa Mitre Quinteto, artista vencedora do Prêmio Mimo de Música Instrumental 2018.

O DJ Montano, residente do Mimo desde 2015, apresenta seus sets nas duas cidades. Ele também assina todas as intervenções de vídeografismos do festival.

Veja aqui a programação completa do Mimo Festival com os artistas do programa educativo, festival Mimo de Cinema e chuva de poesia.

Serviço
Mimo Festival São Paulo
Quando:
22 a 24 de novembro
Onde: Praça das Artes, Theatro Municipal e Mosteiro de São Bento

Mimo Festival Rio de Janeiro
Quando:
29 de novembro a 1 de dezembro
Onde: Fundição Progresso e Museu da República